Pandemia

Pernambuco se aproxima da marca de 200 mil casos de covid-19 confirmados

Somente neste sábado o Estado registrou 1.363 novos casos de covid-19 e 27 óbitos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/12/2020 às 18:02 | Atualizado em 12/12/2020 às 19:11
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Casos de covid-19 voltam a crescer em Pernambuco - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

O presidente do Instituto Butantã, em São Paulo, Professor Dimas Tadeu Covas, estará em Pernambuco nesta segunda-feira (14), para participar do Encontro Novos Gestores, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no no Hotel Canarius, em Gravatá e que segue até a terça-feira. Ele vem falar sobre a Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantã, em parceria com o Laboratório chinês Sinovac. As discussões sobre imunização ganharam força no Brasil, com o novo avanço dos casos de covid-19. Pernambuco está próximo de alcançar 200 mil casos confirmados da doença. Somente neste sábado o Estado registrou 1.363 novos casos de covid-19 e 27 óbitos.

A palestra do professor Dimas Covas está marcada para às 16h, presencialmente, mas o encontro também será transmitido pelo canal da Amupe no do YouTube (youtube.com/amupe). Segundo a Amupe, estão confirmadas as presenças do governador Paulo Câmara e de seu secretariado, além do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), Dirceu Rodolfo.

O Butantã começou a produzir a vacina em terras brasileiras na última quinta-feira (10), com capacidade para fabricar até 1 milhão de doses por dia. O Instituto aguarda agora a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. 

O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira (Sertão), José Patriota, diz que a palestra será importante para esclarecer os prefeitos sobre a imunização. "Será um momento para os novos gestores se atualizarem das informações sobre a tão sonhada vacina. Na ocasião, a Amupe também assinará um memorando de intenção para a compra de doses do imunizante", afirma. 

Os esclarecimentos sobre a Coronavac acontece num momento importante para desmistificar o receio em relação às vacinas. Neste sábado (12), o Datafolha divulgou uma pesquisa mostrando que cresceu a parcela de pessoas que não quer se vacinar contra a covid-19. Em um levantamento anterior, a taxa dos que não queriam era de 9% e agora subiu para 22%. Matéria publicada pela Folha com o resultado da pesquisa aponta que a rejeição não varia muito em relação a sexo, idade, escolaridade ou renda mensal, mas brasileiros que sempre confiam no presidente Bolsonaro tendem a se vacinar menos. 

AVANÇO

Pernambuco aparece na lista dos Estados que saíram de uma situação de estabilidade e voltaram a registrar crescimento no número de casos. No Boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) neste sábado, os números de casos confirmados da doença se aproxima dos 200 mil (198.426 exatamente). O levantamento das mortes ultrapassou a barreira das 9 mil (9.271). 

Na última sexta-feira (11), Paulo Câmara fez um pronunciamento afirmando que a rede estadual de saúde está estruturada e equipada para imunizar a população contra a covid-19. A previsão é que as doses cheguem a todos municípios do Estado em, no máximo, quatro dias após ser distribuída pelo governo federal e chegar a Pernambuco. 

Comentários

Últimas notícias