pesquisa

Número de pessoas com sintomas de covid-19 em Pernambuco dobra entre outubro e novembro

Os sintomas conjugados considerados pelo IBGE são perda de cheiro ou sabor; febre, tosse e dificuldade de respirar; febre, tosse e dor no peito

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/12/2020 às 12:17 | Atualizado em 23/12/2020 às 12:25
Peter Ilicciev/FioCruz
Da população que apresentaram os sintomas, 42,8% procuraram estabelecimentos de saúde em novembro, enquanto, em outubro, a porcentagem ficou em 40,9% - FOTO: Peter Ilicciev/FioCruz

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (23), aponta que, em novembro, 50 mil pessoas (0,5% da população) apresentaram sintomas conjugados de covid-19 em Pernambuco. O número mais que dobrou com relação a outubro, que registrou sintomas em 23 mil pessoas (0,2% da população). Os sintomas conjugados considerados pelo IBGE são perda de cheiro ou sabor; febre, tosse e dificuldade de respirar; febre, tosse e dor no peito.

Da população que apresentou os sintomas, 42,8% procurou estabelecimentos de saúde em novembro, enquanto, em outubro, a porcentagem ficou em 40,9%. O levantamento também constatou que a proporção de pernambucanos com plano de saúde em novembro (18,4%) ficou praticamente estável com relação ao mês anterior. Em maio, mês inicial da pesquisa, pouco mais de 2 milhões de pernambucanos tinham acesso à saúde suplementar; já em novembro, o número era 1,76 milhão.

>> Pela primeira vez, Pernambuco sai do último lugar do ranking de estados que menos testaram para a covid-19

>> Desemprego em Pernambuco chega a 17,9% em novembro e alcança maior taxa desde maio, diz IBGE

Também em novembro, 317 mil pessoas (3,3% da população) apresentaram algum sintoma relacionado com síndrome gripal em Pernambuco, um aumento de 27,8% com relação ao mês de outubro. Os sintomas gripais considerados nesta parte da pesquisa foram febre, tosse, dor de garganta, dificuldade de respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou de paladar, e dor muscular. Os sintomas foram informados pelo morador e não se pressupõe a existência de um diagnóstico médico.

>> Mão pesada do Estado vai valer contra quem descumpre normas de segurança à covid-19, diz secretário de Pernambuco

>> Fernando de Noronha inicia nova fase de estudo epidemiológico que avalia circulação da covid-19

Ainda segundo a pesquisa, a proporção de domicílios com ao menos um morador idoso que vive com uma ou mais pessoas com sintomas conjugados de covid-19 diminuiu de 28,4%, em outubro, para 17,6% no mês de novembro. Entre as pessoas que afirmaram ter alguma doença crônica, 45 mil, ou 2,7% do total, testaram positivo para covid-19 no mês passado. Em outubro, a porcentagem era 2,2%.

>> Mão pesada do Estado vai valer contra quem descumpre normas de segurança à covid-19, diz secretário de Pernambuco

>> Fernando de Noronha inicia nova fase de estudo epidemiológico que avalia circulação da covid-19

Comentários

Últimas notícias