Com o final de 2020 batendo a porta, diversas famílias preferem passar este período de virada de ano em pousadas e hotéis, em busca de aproveitar os dias de recesso. No entanto, com a correria do dia a dia, muitos esquecem de realizar suas reservas com antecedência, deixando tudo para última hora. Talvez por conta disso, acabem realizando reservas com pressa e sem checar a veracidade das informações concedidas pelo suposto hotel/pousada.
A Polícia Federal faz um alerta para a atuação de golpistas da internet, que têm aproveitado este momento para aplicar golpes, criando falsos perfis de hotéis e pousadas e oferecendo vendas de pacotes de hospedagem com valores promocionais.
Veja exemplos de perfis falsos abaixo. A maioria deles já foi retirado do ar.
Segundo a PF, a quadrilha, que se utiliza de perfis falsos com o mesmo nome de hotéis e pousadas já conhecidos, se comunica com potenciais clientes oferecendo diárias com preços promocionais e até mesmo sorteios de pacotes grátis de hospedagem e jantar romântico. Em seguida, eles solicitam o nome e número de celular dos clientes e na sequência informam o envio de uma mensagem de texto. A vítima é, então, levada a informar o código de seis dígitos recebido.
Veja um exemplo:
Após a confirmação do código, o WhatsApp é instalado no celular da quadrilha e eles passam a se comunicar com a lista de contatos da vítima para pedir ajuda financeira em dinheiro, se passando pelo proprietário da linha do celular.
Outra modalidade do golpe é o envio pela quadrilha do número de uma conta bancária, informando ser o meio de pagamento da diária do hotel ou pousada, para que o cliente tenha direito a um suposto valor promocional. Quando a pessoa chega no hotel para se hospedar, no entanto, descobre que foi lesada.
Como não cair em golpes do gênero?
A Polícia Federal emitiu uma nota de alerta sobre este tipo de golpe e preparou uma lista de tópicos com dicas de segurança que podem ajudar o usuário a se proteger. Confira:
- Hotéis e pousadas não solicitam dados pessoais em suas comunicações com clientes através das redes sociais. Todos os contatos realizados pelas equipes dos hotéis com os clientes e hóspedes, através destes canais, são reativos – eles respondem às solicitações primeiramente feitas pelos clientes
- Nunca preencha nenhum cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados financeiros ou pessoais através de links enviados pelo WhatsApp, tais como: senha de bancos, cartão de crédito, conta corrente, benefícios e nem qualquer código recebido por SMS em seu celular para terceiros.
- Verifique a data de criação do perfil. Se foi criado há pouquíssimos dias de uma pousada que já está há um bom tempo no mercado – desconfie.
- Observe o número de seguidores e publicações do perfil da pousada ou hotel. Geralmente quando a página é falsa, o número de pessoas seguindo e a quantidade de publicações e fotos costumam ser muito abaixo do perfil verdadeiro.
- Anote o endereço correto da pousada ou hotel e salve no seu navegador! Evite fazer uma consulta por nome, porque o risco de vir uma página falsa é grande.
- Confirme se a grafia do nome da conta do Instagram ou Facebook é realmente do hotel, pousada ou empresa. Não existem duas contas com nomes iguais. Quando alguém cria uma conta falsa, se faz necessário adicionar uma letra ou número para diferenciar da original.
- As pessoas são tomadas pela emoção e acabam agindo no impulso. Ao receber uma mensagem dizendo que ganhou uma viagem ou estadia numa pousada totalmente grátis, verifique se a conta é verdadeira antes de fazer qualquer depósito ou transferência em dinheiro.
- Ao receber uma mensagem com promoções tentadoras, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais: é melhor apagar.
- Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes.
- Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: "último dia, promoção vai até hoje!"; "Urgente, não perca essa oportunidade", quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não pesquisem a veracidade da promoção na página da empresa ou órgãos oficiais.
- Certifique-se no site oficial da empresa sobre o que está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de dinheiro, brindes, descontos ou até promessas de emprego. Vários perfis do Instagram de pousadas, hotéis e empresas já exibem alerta sobre golpes.
- Ao entrar em qualquer página, verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da página – isso atesta que sua conexão não foi interceptada e que o site está criptografado para impedir golpes.
"Já caí no golpe, e agora?"
Esse tipo de crime é de competência da Polícia Civil, portanto, quem tiver sido enganado ou lesado através de um perfil falso deve fazer uma denúncia através de um boletim de ocorrência na Polícia Civil para que os golpistas sejam investigados. A denúncia também deve ser feita no próprio perfil do Instagram ou Facebook, para que a página seja removida.
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