Suspeito de ter matado padre radicado em Pernambuco no Pará confessa crime e diz que tinha relacionamento com ele
O jovem de 19 anos contou também que o matou com apenas um golpe de faca, que atingiu a região do pescoço
Com informações da TV Ponta Negra, afiliada do SBT em Santarém
O principal suspeito de ter assassinado o padre José Ronaldo de Brito, de 37 anos, nascido na Paraíba e radicado em Pernambuco, se apresentou à 16ª Seccional de Polícia do Pará nessa segunda-feira (4) e confessou ter cometido o crime. Em depoimento, Cristian Roberto, de 19 anos, ainda disse que mantinha um relacionamento amoroso com o religioso.
O jovem contou também que o matou com apenas um golpe de faca, que atingiu a região do pescoço. Como não tinha mandado de prisão, Cristian vai aguardar decisão da Justiça em liberdade.
O corpo da vítima foi encontrado em uma casa em Santarém, no Pará, nesse domingo (3) por populares, e foi sepultado na manhã dessa segunda-feira (3) no Cemitério Parque Recanto do Amanhã, localizado na Rodovia Santarém Curuá-Una. Segundo a Polícia Civil, o religioso provavelmente teria sido morto no dia 1º de janeiro. O Instituto Médico Legal (IML) fez a necropsia do corpo, mas o laudo não apresentou a real causa da morte, já que estava em estado avançado de putrefação.
"Verificamos que, na casa, que era propriedade dele (do padre) e de uma terceira pessoa, tinha uma grande quantidade de pratos, talheres, indicando que tinha havido, como ele mencionou para um conhecido, uma confraternização. Acompanhamos todas essas diligências iniciais, o levantamento pericial e o encaminhamento do corpo para realização de exame necroscópico", disse a delegada Raíssa Beleboni durante coletiva de imprensa.
Após ter cometido o homicídio, o suspeito teria pego o carro que pertencia à Paróquia Santo Antônio de Pádua, no município de Belterra, que estava sob responsabilidade da vítima, e batido em um muro. Então, foi detido.
"Na madrugada do dia 1º de janeiro, uma pessoa foi presa na condução de um veículo que seria da Arquidiocese de Santarém e estaria sob responsabilidade do Padre Ronaldo. Todas as informações relativas a essa prisão serão incluídas na investigação da morte para a gente apurar se existe relação entre os fatos", disse a delegada.
O vigário prestava serviços na Paróquia de Belterra e era coordenador da Pastoral Carcerária em Santarém. Ele celebrou missa na última sexta-feira (1º) e disse que passaria alguns dias de férias.
A Polícia Civil já começou a colher depoimentos de pessoas próximas a vítima. De acordo com a delegada Raíssa Beleboni, o objetivo é "esclarecer a rotina do padre. Saber por que ele estava em Santarém e o que houve naquela noite".
O padre tinha uma forte relação com a cidade de Aliança, na Mata Norte de Pernambuco, onde cresceu e morou até ser encaminhado ao Pará. É o autor dos livros "Aliança: raízes de um povo" e "Aliança: retratos de um povo". Agora, concluía a edição de um novo exemplar, que tratava da religiosidade no município. Ele também trabalhava no início da próxima fase de uma campanha em prol do Parque Ambiental de Aliança, do qual era um dos mentores. Além de padre, José Ronaldo era historiador e sociólogo.
Vida e obra
Com informações da Arquidiocese de Santarém
Padre José Ronaldo Gomes de Brito nasceu no dia 5 de maio de 1983 em João Pessoa, na Paraíba. Aos 16 anos, fez sua primeira experiência vocacional em comunidades de João Pessoa. Ingressou no Seminário em 2005, estudou Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese da Paraíba. Concluiu seus estudos de Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Conceição, também da Arquidiocese paraibana.
Chegou a Santarém no dia 17 de junho de 2014, acolhido pelo bispo diocesano, Dom Flávio Giovenale. O seu desejo era de conhecer a realidade e costumes da então Diocese. Sua experiência com a realidade amazônica iniciou nas comunidades Solimões, Vila de Boim – Rio Tapajós; Santa Maria do Uruará no município de Prainha, além da cidade Almeirim. Retornou ao Seminário São Pio X onde ministrou aulas de Filosofia aos seminaristas propedêuticos. Fez seu estágio pastoral na Área Pastoral Cristo Ressuscitado, Matinha. Também ajudou nas comunidades São João Batista, Santo Antônio, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, todas em Santarém.
No dia 05 de dezembro de 2014, José Ronaldo foi ordenado Diácono junto com mais quatro seminaristas, na Praça da Matriz. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em setembro de 2015. Atualmente, era pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, cidade de Belterra, e, desde fevereiro de 2016, Padre Ronaldo Brito coordenava a Pastoral Carcerária de Santarém.
Homenagens
A Arquidiocese de Santarém se diz "envolvida pelo sentimento de consternação" e pede "orações da comunidade cristã". A instituição informa que "outras informações relacionadas ao fato serão divulgadas posteriormente".
Publicado por Arquidiocese de Santarém em Domingo, 3 de janeiro de 2021
A Prefeitura de Aliança lamentou o falecimento e decretou luto oficial de três dias no município. "Perdemos um homem de Deus, que tinha uma forte relação com Aliança. Foi criado aqui desde a sua infância e escreveu, inclusive, um livro sobre a nossa cidade. Atualmente, ele estava no município de Belterra, no estado do Pará, onde infelizmente seu corpo foi encontrado neste domingo. Os fatos ainda estão sendo investigado pelas autoridades. Nossos profundos sentimentos aos familiares e amigos. Que Deus possa trazer a eles algum conforto neste momento extremamente difícil", disse.
A Diocese de Nazaré, em Pernambuco, manifestou solidariedade aos familiares e amigos do Padre José Ronaldo, e disse saber, "pela fé", que o caso "está nas mãos de Deus."
NOTA DE FALECIMENTO A Prefeitura Municipal de Belterra, manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Padre Jose...
Publicado por Prefeitura de Belterra em Domingo, 3 de janeiro de 2021