Enem

TV e Rádio Jornal realizam live com as últimas dicas para o Enem

Programa vai ao ar a partir das 17h30 nas redes sociais e YouTube

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 13/01/2021 às 9:00 | Atualizado em 13/01/2021 às 12:02
Notícia
X

Ansiedade, preocupação, confiança, otimismo: as emoções que acompanham um candidato durante o período de estudos até uma prova são muitas. Na maioria das vezes, quanto mais perto do dia da avaliação, mais essas emoções vão ficando à flor da pele. Como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando, a TV e a Rádio Jornal prepararam uma live especial para ajudar a lidar melhor com tudo isso. Hoje, no Facebook e YouTube das emissoras, a partir das 17h30, um time de profissionais das áreas da saúde, bem estar e educação se encontra para fazer um checklist antes do Enem.

Flávio Barra vai receber diversos profissionais: a psicoterapeuta Natalie Silva vai falar de mindfulness e trazer dicas sobre como lidar com a ansiedade antes e durante a prova, como se concentrar para ter um momento de tranquilidade. Já o educador físico José Luís e o fisioterapeuta Ricardo Siqueira vão revelar estratégias para manter uma postura confortável e outros pontos relativos ao físico que irão ajudar os candidatos a lidar melhor com a pressão do Enem.

Para o gerente de programação da Rádio e TV Jornal, Erilson Gouveia, a live destaca um ponto tão importante quanto os conteúdos da prova: o bem estar dos candidatos. "Nesse momento de pandemia, em que os estudantes precisam estar preparados para esse grande desafio, esse será um momento em que eles vão poder descontrair e tirar um pouco da pressão imposta pelo exame. A live vai proporcionar um momento para que os alunos se sintam mais confiantes para as provas", comenta Gouveia.

Além das dicas de saúde, a professora de Português e de Redação Betânia Ferreira vai dar dicas para dividir bem o tempo na execução da prova e também os pilares para o desenvolvimento de uma boa redação. Durante a live, os participantes poderão interagir enviando perguntas pelas redes sociais e participando de um quiz. A professora vai responder as dúvidas e comentar assuntos da atualidade que são possíveis temas de redação no Enem.

Para abordar as informações gerais da prova, como datas, horário, exigências e protocolos covid-19, regras e restrições, o professor de Física Elias Arcanjo deixará todos os candidatos afiados em relação às principais informações para os dias de prova. Completando o time de profissionais, a jornalista Margarida Azevedo, colunista de educação no Jornal do Commercio, vai contribuir com o bate-papo trazendo os pontos mais quentes sobre o noticiário do setor.

THIAGO LUCAS/ ARTES JC
Confira os participantes do Checklist Enem - THIAGO LUCAS/ ARTES JC

EQUILÍBRIO

O Checklist Enem também vai ter espaço para boas risadas. Para promover um momento de descontração, o programa terá uma apresentação de stand-up comedy com o artista Carlos Santos. O grupo de k-pop Eleven Dance Group também vai fazer uma apresentação exclusiva na live, com hits musicais coreano. "Pensamos uma programação com assuntos de interesse dos candidatos. A realização às vésperas do Enem cumpre o papel do próprio nome do programa, um checklist para que o candidato possa se preparar para o primeiro domingo de provas. O Checklist Enem vem para somar com os conteúdos que cada um dos candidatos vem estudando nos últimos meses", completa a gerente de Marketing do Sistema Jornal do Commercio, Andrea Pontual.

REPETECO

No sábado, dia 16 de janeiro e véspera da primeira prova do Enem, a TV Jornal reprisa o conteúdo da live, a partir das 8h. É a chance para os candidatos reverem esse conteúdo ou assistirem pela primeira vez.

Tags

Autor