CORONAVÍRUS

Após ameaça de fechamento de parques, Recife reforça ações educativas no fim de semana

Governo do Estado apontou descumprimento de normas sanitárias em parques das cidades

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Rainheri

Publicado em 22/01/2021 às 20:08
Notícia
X

Os parques do Recife receberão neste fim de semana ações educativas e de conscientização em relação ao cumprimento de medidas e protocolos sanitários para evitar a disseminação do novo coronavírus (covid-19). A medida foi anunciada na mesma semana em que o Governo do Estado ameaçou fechar novamente os equipamentos, onde as pessoas estariam descumprindo as normas sanitárias. Neste sábado (23) e domingo (24), as ações acontecem nos parques da Jaqueira, Santana, Macaxeira e Treze de Maio. 

>> Governo de Pernambuco determinará fechamento de parques se população continuar sem respeitar normas sanitárias contra covid-19

>> Covid-19: Possibilidade de fechamento de parques em Pernambuco por risco de contaminação divide opiniões

Ao todo, 150 profissionais trabalharão no reforço das orientações nesses locais. No Parque da Jaqueira a campanha acontece no sábado, das 13h às 17h, e no domingo, das 8h às 12h. Já no Santana, Macaxeira e Treze de Maio a ação está prevista para o período das 13h às 17h, tanto no sábado quanto no domingo. A campanha prevê a atuação de promotores com placas educativas, arte-educadores e aplicação de adesivos com o QR code nos quiosques e cardápios dos comerciantes que atuam nos parques, além da colocação de banners nas entradas dos equipamentos e placas nos parques infantis.

A ação é fruto da parceria entre as Secretarias de Saúde; Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; e Governo. Ainda integram o grupo o Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco.

Em coletiva de imprensa na última quarta-feira, o secretário de Saúde de Pernambuco André Longo falou sobre a apreensão do poder público em relação aos parques. "Nos preocupa o que está sendo observado nos parques das cidades, onde o abandono do uso das máscaras se tornou quase que uma normalidade", disse. Ele acrescentou ainda que, da mesma forma que o governo advertiu em relação às praias na última semana, o comitê decidiu por avaliar o fechamento dos parques na próxima semana. O secretário também frisou a necessidade de maior rigidez na fiscalização, por parte das prefeituras, nesses espaços.

Praia 

As equipes da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife também seguirão com as fiscalizações nas orlas das praias da cidade nestes sábado (23) e domingo (24), entre às 10h e 14h. Os profissionais têm atuado nas orlas das praias de Brasília Teimosa, Boa Viagem e Pina. Em três semanas, as equipes inspecionaram 22 quiosques, 1.073 barracas padronizadas e 201 ambulantes. Cerca de 20 profissionais também reforçam as orientações no calçadão da orla sobre os cuidados no combate à covid-19.

Tags

Autor