CORONAVÍRUS

Mora em Olinda, Jaboatão, Caruaru ou Petrolina? Veja o que se sabe sobre a vacinação contra covid-19 no seu município

A vacinação em Pernambuco começou no último dia 18 de janeiro, com a chegada das primeiras doses do imunizante

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Rainheri

Publicado em 25/01/2021 às 18:15 | Atualizado em 25/01/2021 às 18:15
Notícia
X

Pernambuco iniciou a vacinação contra o novo coronavírus (covid-19) no último dia 18 de janeiro. Com a chegada das primeiras doses, os públicos prioritários formados por profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à doença, além de idosos e pessoas com deficiência institucionalizados e indígenas aldeados, já começaram a receber doses do imunizante.

>> Veja quantas doses da vacina contra covid cada município recebeu em Pernambuco

>> Saiba quando, como e onde você poderá se vacinar contra a covid-19 no Recife

O JC reuniu informações sobre os municípios mais populosos das regiões Metropolitana, Agreste e Sertão do Estado para você saber tudo sobre a vacinação na sua cidade:

Olinda

Até a tarde desta segunda-feira (25), Olinda, na Região Metropolitana da capital, já havia aplicado a primeira dose da vacina em 599 pessoas. Desse total, 576 são trabalhadores da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros profissionais da linha de frente. Outras 23 pessoas foram vacinadas no Abrigo Imaculada Conceição, sendo 10 idosos e 13 profissionais que atuam na instituição de longa permanência. 

A primeira dose no município foi aplicada no dia 19 de janeiro. A primeira imunizada pela Secretaria de Saúde foi a técnica de enfermagem Maria Tereza de Lima, 56 anos. “É uma emoção muito grande. Há 25 anos eu sou servidora aqui em Olinda e este momento de pandemia para a saúde mundial é o mais desafiador que eu já presenciei. Agora é seguir trabalhando e mantendo todas as precauções. A pandemia ainda não acabou”, afirmou.

Na última quarta-feira (20), todos os os integrantes da equipe do Samu do município foram imunizados. Na sexta-feira (22), o município deu início à vacinação dos idosos, com ação no abrigo Imaculada Conceição de Guadalupe, no bairro do Guadalupe, que tem atualmente 10 residentes. A idosa Afra Oliveira da Silva, de 96 anos, reside há mais de um ano na casa e foi a primeira a ser vacinada. Além das pessoas assistidas por essas instituições, todos os profissionais que trabalham diretamente com os idosos serão imunizados.

Inicialmente, foram repassadas pelo Governo de Pernambuco 6.134 doses da vacina ao município. Dessas, 544 foram retiradas da Central Estadual de Armazenamento, transportadas e entregues à Secretaria de Saúde de Olinda pela Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade. 

Jaboatão dos Guararapes

A vacinação em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife,  iniciou no dia 19 de janeiro. Nesta primeira fase da vacinação contra a Covid-19, a estimativa da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes é vacinar 44.520 trabalhadores da saúde e 1.304 idosos e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Até o momento, o município recebeu 13.356 doses da vacina produzida pelo Laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Nesta fase inicial, foram vacinadas 696 pessoas pelas equipes itinerantes nos locais de trabalho, sendo:

90 do Samu

140 da UPA

91 de emergência/UTI/coletores de exames

145 trabalhadores de ILPIs

220 idosos de ILPIs

10 vacinadores

Nesta primeira fase da vacinação contra a Covid-19, estão sendo priorizados os seguintes grupos em Jaboatão: equipes de vacinação; trabalhadores e idosos de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs); trabalhadores e residentes de Residências Inclusivas; trabalhadores de serviços públicos e privados, de urgência, emergência e UTI; trabalhadores dos serviços de saúde responsáveis por testagem de Covid-19; trabalhadores dos serviços de saúde de atenção básica envolvidos diretamente com casos da Covid-19 e Samu.

O agendamento para a segunda fase da vacinação será através do aplicativo De Olho na Consulta. Nesta semana, será instalada uma aba no aplicativo, que ficará disponível à população para marcar data, horário e local. Também haverá totens nas policlínicas da rede municipal de saúde disponíveis para as pessoas que têm dificuldade em acessar a internet. Através dessa ferramenta, será possível marcar em local próximo à residência da pessoa ou mesmo identificar a necessidade da aplicação da vacina em domicílio. 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes tem pronto o plano municipal para aplicação da vacina contra a Covid-19 em todas as quatro fases. O município tem câmaras frias com capacidade para armazenar 600 mil doses, já estão definidos 10 pontos estratégicos e 4 pontos de drive-thru para a imunização que será realizada por agendamento.

Caruaru

Caruaru, no Agreste pernambucano, também iniciou a vacinação no dia 19 de janeiro. Até o momento, 1.719 pessoas receberam o imunizante, sendo 1.519 profissionais da saúde e 200 pessoas institucionalizadas. Até o início da tarde desta segunda-feira, quando os dados foram enviados à reportagem, 27 doses haviam sido aplicadas. 

Segundo a prefeitura do município, as instituições que receberam vacinas contra a covid-19 são a Casa dos Pobres São Francisco de Assis, o Lar dos Idosos, AMI e as Residências Terapeutas I e II. O município informou que irão receber as 5.928 doses são profissionais da saúde na linha de frente, idosos e pessoas com deficiência institucionalizadas. A gestão disse ainda que irá abrir a possibilidade de agendamento a partir do momento que tiver mais doses da vacina.

No primeiro dia de vacinação contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu imunizar 126 profissionais que estão atuando diretamente no enfrentamento da pandemia. A previsão do município era de que em sete dias todos os públicos incluídos nesta primeira fase de imunização fossem vacinados.

Petrolina

Das mais de 8 mil doses recebidas no primeiro lote por Petrolina, no Sertão do Estado, quase 3 mil já foram aplicadas desde o dia 19 de janeiro. O grupo abrange profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate ao coronavírus, idosos a partir de 60 anos que vivem em unidades de acolhimento e seus cuidadores.

A aplicação da primeira dose da CoronaVac ocorreu em todas as Unidades Básicas de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, hospitais públicos e privados, profissionais responsáveis pela realização dos testes para detecção do vírus, unidades de acolhimento para idosos no município, entre outros. A Secretaria de Saúde está com uma equipe volante vacinando in loco, de acordo com as listas enviadas pelas instituições com a identificação de cada trabalhador.

Para o começo da primeira fase, o município recebeu 8.506 doses, o que corresponde à vacinação de 4.253. A população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 foi priorizada seguindo os critérios de exposição à infecção, além de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O público idoso acima dos 75 anos não institucionalizados será contemplado assim que o município receber mais imunizantes.

 

Tags

Autor