AGRESTE

Novo tremor de terra é registrado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco

O abalo sísmico ocorreu às 11h27 dessa quarta (17) e teve magnitude de 2.0, considerado baixo

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 18/02/2021 às 11:37 | Atualizado em 18/02/2021 às 11:40
Notícia
X

Com informações de Berg Santos, da Rádio Jornal Caruaru

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi alvo de mais um tremor de terra nessa quarta-feira (17). O fenômeno foi registrado pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo o LabSis, o tremor ocorreu às 11h27 e teve magnitude de 2.0, considerado baixo.

De acordo com o geofísico Eduardo Menezes, o laboratório identificou áreas com falhas ativas como Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. De acordo com o especialista, os tremores no Estado ocorrem por causa dessas falhas geológicas da Placa Sul-Americana.

» Por que ocorrem tremores de terra em Pernambuco? Geofísico explica

"Na realidade estamos no meio de Placa Sul-Americana. No meio dela, nós temos áreas em que ocorrem os chamados 'tremores intraplaca'. Nós temos várias áreas que possuem falhas geológicas, que entram em atividade em função dos esforços que atuam no interior da Terra que geram essas vibrações", explica.

O perigo fica maior quando os tremores registram valores acima de 5 na escala Richter. Eduardo diz que pode haver estragos às estruturas. Não é possível prever a ocorrência dos abalos.

Números

O município teve mais de 300 tremores somente no segundo semestre de 2020. Em novembro, técnicos se deslocaram até Caruaru para instalar cinco novas estações sismográficas. Segundo a Rede Sismológica Brasileira, todas as ações tiveram apoio e acompanhamento logístico da Defesa Civil do município de Caruaru e também da Defesa Civil de Pernambuco.

 

Tags

Autor