CHUVA

Veja onde mais choveu no Grande Recife nesta segunda-feira (1º)

Especialistas avisam que a estiagem não deve acontecer tão cedo

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 01/03/2021 às 9:14 | Atualizado em 01/03/2021 às 12:25
Notícia
X

As águas recepcionaram o mês de março no Grande Recife. Na madrugada e manhã desta segunda-feira (1º), cumpriu-se o alerta emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) nesse domingo (28), que previa chuvas de intensidade entre moderada a forte nas cidades metropolitanas. Em muitas localidades, a precipitação chegou a inundar ruas e avenidas.

Além disso, os especialistas avisam que a estiagem não deve acontecer tão cedo. "As intensidades estão chegando no patamar de 40 milímetros, o que ainda representa uma chuva moderada, mas, por imagens de radar, dá para ver que está se aproximando alguma nebulosidade, então o nível ainda deve aumentar hoje e chegar em um nível forte", disse o meteorologista Vinicius Gomes.

Veja as imagens de pontos de alagamento nas Zonas Sul e Norte do Recife

Além do Grande Recife, o alerta de chuvas abrange praticamente todo o Estado - as regiões da Mata Sul, Mata Norte, o Sertão Pernambucano, o Agreste Setentrional e o Agreste Central. Mas, segundo monitoramento da Apac, a RMR foi a que mais recebeu precipitação até a manhã de segunda.

Confira os locais onde mais choveu em Pernambuco

De cinco pontos de monitoramento da Apac no Estado que somaram mais chuva, três estão localizados na capital pernambucana.

  1. No acumulado das últimas 24h, entre 9h40 da manhã do domingo e o mesmo horário desta segunda, o ponto onde mais choveu foi o Porto do Recife, somando 72,60mm nas últimas 24h. Do total, 72,20mm de precipitação aconteceu só nas últimas 12h.
  2. Logo em seguida vem Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, choveu 64,22mm milímetros nas últimas 24h. Só nas últimas seis horas, choveu 40,02mm milímetros.
  3. Em Santo Amaro, no Centro do Recife, o acumulado foi de 63,69mm. Toda essa precipitação aconteceu nas últimas seis horas.
  4. No Alto Mandu, no Recife, apenas nas últimas seis horas choveu 60,21mm.
  5. Depois, está Jaguaribe, em Escada. Na localidade, a chuva acumulada foi de 58,98mm nas últimas 24h.

Made with Flourish
A reportagem flagrou alagamentos em diferentes pontos da Zona Norte do Recife. Entre estes, estão a Rua Esmeraldino Bandeira, nas Graças; na Rua Amélia e na Rua do Espinheiro, no Espinheiro; na Rua Teles Júnior, no Rosarinho.

Sem ocorrências com vítimas

A Defesa Civil do Recife informou que foram registradas apenas ocorrências leves durante esta manhã, sendo 35 solicitações de vistorias e 60 pedidos de colocação de lonas plásticas. As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h por dia.

A Defesa Civil do Estado (Codecipe) afirmou que, até o momento da publicação desta reportagem, não foram relatadas ocorrências com vítimas, mas ressalta que a população deve manter-se em alerta, sobretudo nas áreas de riscos de deslizamentos de barreiras; já que, devido a recorrência das chuvas, os solos encontram-se encharcados, aumentando ainda mais os riscos de desabamentos.
De acordo com o Chefe da Casa Militar, o Coronel Carlos José, “é importante estar atento ao menor sinal de movimento de massa ou subida rápida de águas em regiões ribeirinhas e deixar o local seguindo para casa de parentes ou amigos até que a situação volte a normalidade”.
A Defesa Civil do Estado possui uma central que atende 24h pelos telefones 199 ou 3181-2490, mas disse que o primeiro contato deve ser feito com a Defesa Civil do seu município.

Tags

Autor