CORONAVIRUS

Paulo Câmara conversa com epidemiologista sobre o cenário da pandemia em Pernambuco nas próximas semanas

Governador fez videoconferência com o ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde Wanderson Oliveira sobre as previsões de como a crise sanitária deve se comportar

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 06/03/2021 às 16:19 | Atualizado em 06/03/2021 às 17:33
Notícia
X

O governador Paulo Câmara (PSB) participou, neste sábado (6), de videoconferência com o ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, para ouvir a análise do epidemiologista sobre o atual cenário da pandemia no Brasil. O gestor estadual aproveitou para apresentar as ações que vêm sendo desenvolvidas para conter a disseminação do novo coronavírus em Pernambuco.

“É muito importante esse momento de valorização da ciência e de ouvir os especialistas. Ano passado, montamos uma estrutura com a pandemia em andamento. Hoje, essa estrutura já existe. Tivemos condições de abrir leitos nos últimos dias e há um planejamento para disponibilizar mais 50 vagas por semana, ainda neste mês. Superamos o número de 1.050 e devemos chegar a 1,2 mil leitos nas próximas três semanas”", contou o governador. O especialista disse que "as próximas duas semanas serão duras" com alta no número de casos. 

>>  Saiba o que abre e fecha em Pernambuco com as novas restrições devido à covid-19

O governador também mostrou a Wanderson Oliveira a distribuição dos casos nas diferentes regiões de Pernambuco e as medidas restritivas tomadas no âmbito estadual, além de comentar o panorama da pandemia nos Estados vizinhos.

Por sua vez, o atual secretário de Serviços Integrados de Saúde no Supremo Tribunal Federal (STF) avaliou que as próximas duas semanas serão críticas. “Baseado no comportamento das curvas de Síndromes Respiratórias Agudas Graves e nos dados de Covid entre 2019 e 2020, podemos entender que as próximas duas semanas serão de alta no número de casos”, afirmou Wanderson Oliveira. Ele fazia parte da equipe do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que acabou sendo demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde, entre outras coisas

Participaram de forma remota da reunião, entre outros secretários estaduais, o de Saúde, André Longo, o de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, e o da Fazenda, Décio Padilha, além do prefeito do Recife, João Campos, e da secretária de Saúde da capital pernambucana, Luciana Albuquerque.

Tags

Autor