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Com informações do repórter Mário Oliveira, da TV Jornal
A Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Recife, localizada na Rua do Imperador, Centro da capital pernambucana, registra, desde o início da manhã desta quarta-feira (17), cenas de aglomeração. A partir desta quinta-feira (18), começa uma quarentena mais rígida em Pernambuco, por isso, o prédio estará fechado até 28 de março e não haverá atendimento remoto.
Assim, muita gente foi resolver pendências com programas sociais, como o Bolsa Família, no mesmo dia. Esse foi o caso de Leni Maria dos Santos, de 68 anos, que chegou na fila às 6h20. "Acordei às 3h30 para me arrumar, pegar o carro e vir. É um sacrifício muito grande. Tive que vir porque sou eu quem resolvo. Tenho pressão alta, estou aqui passando mal já e nessa agonia. Tem que esperar, se não vão cortar meu dinheiro, e como vou viver? Eu moro sozinha, dependo dele. Vim pegando na mão de Jesus para não pegar essa doença", desabafa.
A fila dava a volta no quarteirão durante a manhã, passando pela Avenida Martins de Barros e chegando até a rua oposta, a Siqueira Campos. Muitas das pessoas não usavam máscaras, e a reportagem da TV Jornal não viu funcionários organizando a fila para que houvesse um distanciamento entre os beneficiários.
Esclarecimento
Por nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife considera provável que o anúncio do lockdown a partir do dia 18 tenha provocado uma busca maior pelo serviço, mas esclareceu que está suspensa a obrigatoriedade das atualizações cadastrais de Programas Sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Assim, a não atualização não implica no bloqueio do recebimento do benefício.
Além disso, afirmou que desde o início da pandemia os usuários que buscam atendimento na Central de Cadastro Único passam por uma triagem com o intuito de evitar aglomerações dentro do espaço. "Com isso, o serviço, que começa às 7h, leva mais tempo para ocorrer, também havendo a necessidade de restrição de acesso a alguns acompanhantes. A medida não compromete o atendimento diário da Central, que é, em média, 180 usuários", explicou.