MEIO AMBIENTE

Mais de 200 tartarugas marinhas nascem na praia de Piedade, em Jaboatão

O nascimento dos filhotes aconteceu na tarde desta quarta-feira (17)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 17/03/2021 às 22:11 | Atualizado em 17/03/2021 às 22:23
Notícia
X

A praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foi palco de mais um belo espetáculo da natureza nesta quarta-feira (17), quando 217 filhotes da espécie tartaruga-de-pente nasceram. Logo após a desova, os animais se encaminharam, enfileirados, até o mar. 

Veja imagens: 

A desova, que aconteceu por volta das 16h, foi acompanhada por uma equipe da Secretaria Executiva do Bem-Estar Animal do município, responsável pelo monitorando do ninho. 

Além disso, os locais de eclosão dos ovos também são vigiados pelo Núcleo de Animais Marinhos e Silvestres de Jaboatão e pelo Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama).

Divulgação/Prefeitura de Jaboatão
De janeiro a março deste ano, a equipe da Prefeitura do Jaboatão já registrou 22 ninhos, dos quais oito já eclodiram - Divulgação/Prefeitura de Jaboatão
Divulgação/Prefeitura de Jaboatão
De janeiro a março deste ano, a equipe da Prefeitura do Jaboatão já registrou 22 ninhos, dos quais oito já eclodiram - Divulgação/Prefeitura de Jaboatão

Evento chama atenção para desova de tartarugas marinhas

Na Praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, o Festival Ambiental chamou atenção para o ciclo de vida das tartarugas marinhas. As estrelas do evento foram os surfistas, que participaram de um campeonato no sábado e domingo em quatro modalidades: Surfe, Longboard, Body Surf, Bodyboarding. 

O evento, que tem o apoio da Prefeitura do Cabo, é uma iniciativa do PQP Surf Club Projeto Ambiental Social. Na praia de Enseada dos Corais, de acordo com o Biólogo Marinho, credenciado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Felipe Brayner, atualmente existem, ao longo na faixa da areia, quatros ninhos de tartarugas marinhas, que estão em período de reprodução.

"Este projeto ambiental foi voltado para a questão da preservação ambiental e na reprodução consideradas essenciais para a manutenção das espécies e desova das tartarugas", comentou o organizador do evento, João Carlos.

Os quatros primeiros vencedores de cada categoria ganharam troféus confeccionados por uma artesã local e uma placa de participação da competição. Para o atleta Deivisson Santos, morador da Praia de Pedra do Xaréu, campeão Brasileiro Amador sub-18 e também campeão Pernambucano sub-18, este evento é uma maneira de conscientizar a população e visitantes que sobre a preservação do meio ambiente e dos animais marinhos. "A praia de Enseada é um dos locais onde sempre há ninhos de tartarugas. É sempre importante orientar os frequentadores da praia que neste ponto há esses animais ameaçados de extinção", ressaltou.

Durante o evento, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou aos atletas uma ambulância, em caso de emergência Além disso, a FlexBem Saúde e Benefícios disponibilizou para os visitantes da praia e também para os participantes do evento serviços de saúde como aferição de pressão arterial e de glicemia .

Tags

Autor