HOSPITAIS

Pernambuco vai abrir mais 200 leitos de covid-19 nos próximos dias, diz governador em pronunciamento

O Estado, em quarentena até o dia 28 de março, tem hospitais pressionados, com alta taxa de ocupação das vagas de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 24/03/2021 às 19:08 | Atualizado em 24/03/2021 às 19:10
Notícia
X

O governador Paulo Câmara (PSB) informou, durante pronunciamento nesta quarta-feira (24), que mais 200 leitos para pacientes com covid-19 serão abertos em Pernambuco nos próximos dias. O Estado, em quarentena até o dia 28 de março, tem hospitais pressionados, com alta taxa de ocupação das vagas de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

"Por mais que tenhamos aberto mais de 400 leitos de UTI em menos de um mês e que vamos abrir mais de 200 novos leitos nos próximos dias, não vamos interromper essa aceleração da covid-19 sem passar por esse período de quarentena", disse o gestor estadual.

O governador lembrou que, há aproximadamente um ano, o Estado registrava a primeira morte em decorrência da doença. De março de 2020 até hoje, já foram contabilizados 11.807 óbitos. "Temos nesse momento 1.325 pessoas internadas em leitos de UTI por causa da covid-19. É um quadro grave, de emergência sanitária, que precisa ser enfrentado com todos os recursos materiais e humanos disponíveis, para que mais vidas não sejam perdidas", afirmou.

No pronunciamento, Paulo Câmara anunciou também o início da distribuição de mais de 1,5 milhão de agulhas e seringas aos municípios pernambucanos e ressaltou a importância da população cumprir os protocolos sanitários.

"No último domingo, tivemos 55% de isolamento social, maior patamar registrado este ano. Agradeço a todos que compreenderam a importância de dar a sua contribuição, mesmo com todos os sacrifícios de um ano de pandemia. Precisamos aumentar os índices de isolamento para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde. Evite sair de casa. Se for necessário sair, use máscara o tempo todo. Essas atitudes simples salvam vidas", disse

Tags

Autor