abre e fecha

Com retorno gradual das atividades, confira o que abre e o que fecha no Grande Recife na Semana Santa

A partir de 1º de abril, Pernambuco entra em uma nova etapa do plano de convivência com a covid-19, após uma quarentena mais rígida para conter a alta de infecções e mortes pela doença

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 30/03/2021 às 7:55 | Atualizado em 01/04/2021 às 16:08
Notícia
X

Conteúdo atualizado em em 1/04/2021

A Semana Santa em 2021 será comemorada, mais uma vez, de forma diferente devido à pandemia da covid-19. Além do feriado, na sexta-feira (2), a partir de quinta (1º) Pernambuco entra em uma nova etapa do plano de convivência, após uma quarentena mais rígida para conter a alta de infecções e mortes pela doença. Até o dia 31 de março, apenas serviços considerados essenciais são autorizados a funcionar.

Diante disso, o JC preparou uma lista com o que abre, fecha ou permanece com horário normal durante a Semana Santa. Confira:

Comércio varejista

O comércio do centro e dos bairros poderá reabrir, a partir da quinta (1º), das 10h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos fins de semana e feriados.

Shoppings

De acordo com o Governo de Pernambuco, os shoppings serão autorizados a abrir a partir da quinta-feira (1º). Até o dia 25 de abril, o horário será das 10h às 20h nos dias úteis. Veja como funcionará cada centro de compras:

RioMar

Localizado no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, o RioMar irá funcionar das 10h às 20h, de segunda a  sexta, partir do dia 1º de abril. Nos sábados, domingos e feriados o centro de compras funcionará das 9h às 17h.

Recife

Na próxima sexta-feira (2), feriado da Sexta-feira da Paixão, o Shopping Recife, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, funcionará das 9h às 17h, com todas as suas operações. No sábado (3) e no domingo (4), o mall abrirá suas portas no mesmo horário, das 9h às 17h.

Tacaruna

O Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, na Área Central do Recife, funcionará das 12h às 20h de segunda a sexta-feira. Nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. A Caixa Econômica, Lotérica, Detran e clínicas, por serem considerados serviços essenciais, estão autorizados a funcionar em horário diferenciado. Já o cinema, Game Station, Game Box e Taca Land continuam com as atividades suspensas. Na próxima sexta-feira (2), o Tacaruna estará aberto das 10h às 17h.

Plaza

O Plaza Shopping,  em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, volta a abrir as portas para o público a partir desta quinta-feira (1°) com horário especial que deve se estender até o dia 25 de abril. Dessa forma, o shopping funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; aos sábados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h.

Na próxima sexta-feira, feriado da Semana Santa, o shopping estará aberto das 10h às 17h.

Patteo Olinda

O Shopping Patteo Olinda, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, a partir do dia 1º de abril e até 25 de abril, funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. 

Nesta Sexta-feira Santa (2) o Shopping Patteo Olinda estará funcionando das 9h às 17h. O mesmo horário segue no sábado (3) e no domingo (4).

Paulista North Way

O Paulista North Way Shopping, localizado no município de Paulista, no Grande Recife irá abrir das 10h às 20h de segunda a sexta-feira. Nesta Sexta-feira Santa (2), todas as operações, inclusive as de alimentação, funcionam das 9h às 17h. 

No sábado, todas as operações funcionam das 9h às 17h. No domingo, o mall abre as 10h e encerra para o público às 17h.

Guararapes

Nesta Sexta-feira Santa (2), o Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, funcionará com atendimento presencial das 9h às 17h. Entre os dias 1º e 25 de abril, o mall funciona de segunda a sexta-feira das 10h às 20h, e nos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h.

Costa Dourada

O Shopping Costa Dourada, localizado em Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, irá abrir de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Os serviços essenciais, que incluem Arco Vita, farmácias e Bancos 24h, vão operar das 8h às 22h

Camará Shopping

O Camará Shopping, localizado em Camaragibe, também no Grande Recife, funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. Aos sábados das 10h às 17h, e domingos e feriados das 11h às 17h, válidos até dia 25 de abril.

As áreas de lazer, cinema e Game Station permanecem temporariamente fechadas. 

River Shopping

O River Shopping de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, funcionará de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 20h; nos sábados das 9h às 17h; no domingo das 11h às 17h e nos feriados de 2 e 21 de abril, inclusive nesta Semana Santa, das 11h às 17h. 

Shopping Boa Vista

O Shopping Boa Vista, no Centro do Recife, terá seu horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h, incluindo o feriado do dia 2 de abril, a sexta-feira Santa. Os cinemas e o Game Station, no entanto, permanecerão fechados.

O drive-thru e delivery continuam funcionando sem alterações.

ETC

Lojas, quiosques e praça de alimentação do Shopping ETC, nos Aflitos, Zona Norte do Recife, funcionarão das 12h às 17h, nesta sexta-feira (02). No sábado, o funcionamento é das 9h às 17h. No domingo, do meio-dia às 17h.

Ferreira Costa

As lojas da Ferreira Costa da Imbiribeira e Tamarineira estarão funcionando de segunda a sexta-feira, das10h às 20h; sábado e domingo das 9h às 17h. .Já em Garanhuns, o funcionamento acontecerá da segunda à sexta das 10h às 18h e no sábado das 8h às 14h. Na quinta (1º), a loja funcionará das 8h às 17h. Nos dia 2 e 4 de abril as lojas da Imbiribeira, quanto da Tamarineira e Garanhuns estarão fechadas.

Bancos

O atendimento presencial nas agências bancárias é das 9h às 14h. Na sexta-feira (2) as agências estarão fechadas em função do feriado.

Supermercados

Os supermercados pernambucanos irão funcionar normalmente todos os dias.

Ceasa

O Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco, localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, irá funcionar normalmente, exceto pela sexta-feira (2), quando estará fechado.

Mercados públicos de Olinda

Os mercados públicos do município abrem normalmente, das 6h às 17h,

Ciclofaixa

Já na sexta-feira (2), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição dos recifenses, assim como no domingo (4), das 7h às 16h.

Parques públicos

A partir desta quinta-feira (1º) os parques da cidade voltam a abrir apenas para a prática individual de esportes. De segunda a sexta, os equipamentos estarão abertos das 5h às 20h. Nos finais de semana, das 5h às 17h. A capital pernambucana possui 11 parques. São eles: Parque da Jaqueira; Parque da Macaxeira; Parque de Apipucos; Parque Arraial do Forte; Parque de Santana; Parque do Caiara; Parque 13 de Maio; Parque Robert Kennedy; Parque Dona Lindu; Sítio da Trindade; e Parque Arnaldo Assunção.

O Jardim Botânico do Recife permanece fechado e só reabrirá na próxima terça-feira (6).

Esportes

Também nesta quinta-feira (1º), as Academias Recife funcionarão de 5h30 às 9h30 e de 16h às 20h. Na sexta-feira (2), devido ao feriado, estarão fechadas. No sábado (3), as atividades poderão ser realizadas das 6h às 10h, retornando na segunda (5).

Cultura

Museus e teatros do Recife continuam fechados, em conformidade com as determinações do decreto do Governo de Pernambuco em virtude da covid-19.

Trânsito

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas foram suspensos devido à quarentena decretada pelo Governo do Estado e retornarão após o feriado de Semana Santa, na segunda-feira (5) das 9h até às 12h, mediante agendamento prévio e com os cuidados estabelecidos para evitar a transmissão da covid-19.

Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24 horas.

Compaz

No dia 1º de abril, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara ainda estarão com os seus funcionamentos reduzidos, de 8h às 16h, apenas com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) atendendo as demandas de auxílio funeral. Na sexta-feira (2) todos os Compaz estarão fechados, devido ao feriado da Páscoa. Os equipamentos voltarão a funcionar normalmente no dia 6 de abril.

O Centro de Vacinação, que funciona dentro do Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, permanece funcionando das 7h30 às 18h30, todos os dias, inclusive na sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4).

Bibliotecas

As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados permanecem fechadas.

Saúde

Vacinação covid

Na sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4), a vacinação contra a covid-19 acontece normalmente nos 11 pontos de drive-thru e nos seis centros de imunização. Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na segunda-feira (5).

Upinhas

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Policlínicas

Estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

Hospital da Mulher

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, terá funcionamento normal durante o feriado, realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional.

Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Vacinação

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, funcionará no feriadão, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na segunda-feira (5).

Hospital Veterinário do Recife

Na Sexta-Feira da Paixão, o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) não funcionará, retomando as atividades na próxima segunda-feira (5). No entanto, neste dia, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) continua realizando os agendamentos para castrações de cães e gatos para a primeira quinzena de abril. As marcações serão feitas neste dia exclusivamente pela internet, através do site da Seda. Serão ofertadas 300 vagas, que estarão disponíveis a partir das 9h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Atendimento em Olinda

Quem precisar de atendimento de saúde em Olinda deve procurar o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), no bairro de Peixinhos; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15 ou o Hospital Tricentenário, no Bairro Novo.

Todos funcionarão em regime de plantão 24h.

Assistência Social

Nesta sexta-feira (2), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Atendimento ao contribuinte

Neste feriado da Semana Santa, a Secretaria de Finanças continuará realizando os atendimentos ao contribuinte de maneira remota. Cerca de 90% dos serviços da secretaria estão disponíveis no Portal de Finanças. Também no portal, a partir da próxima semana, a secretaria deverá reabrir o agendamento para atendimento presencial respeitando uma limitação diária de pessoas para evitar aglomerações.

Para a abertura de processos que não estejam disponíveis para solicitação de forma online, basta enviar e-mail para o endereço de abertura de processos: [email protected]. Caso haja dúvidas mais específicas sobre legislação, o contribuinte poderá enviar e-mail para o Plantão Fiscal no endereço: [email protected]. Para as demais dúvidas, deve enviar mensagem via o ‘Fale Conosco’ do Portal de Finanças.

Repartições públicas de Olinda

Todas as repartições públicas do município estarão fechadas e só voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (5).

 

Tags

Autor