PRECIPITAÇÃO

Veja onde mais choveu em Pernambuco nas últimas 24 horas

A Região Metropolitana do Recife (RMR) foi campeã no índice pluviométrico, chegando a registrar 140 mm de água em apenas 24 horas

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 12/04/2021 às 7:30
Notícia
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Os efeitos da chuva são visíveis nas ruas do Recife e de demais cidades do Estado - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

O fim de semana foi de muita chuva em grande parte do estado de Pernambuco, do litoral ao interior. A Região Metropolitana do Recife (RMR), no entanto, foi campeã no índice pluviométrico, chegando a registrar 140 mm de água em apenas 24 horas, como foi no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. O centro de Jaboatão vem logo em seguida, com 120,65 mm. Os números são do monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), atualizados às 7h desta segunda-feira (12).

Cabo de Santo Agostinho é o terceiro em quantidade de chuvas nas últimas horas. Só no município, 108,79 mm de água foram registrados. No Recife, as localidades com maior índice pluviométrico foram o Porto e os bairros de Santo Amaro, na área central, e Torreão, na Zona Oeste, com 106,40 mm, 104,09 mm e 95,54 mm, respectivamente.

De acordo com Aparecida Fernandes, meteorologista da Apac, a precipitação registrada nestes últimos dias é de cerca de 80% do esperado para o mês de abril inteiro. "Abril, maio, junho e julho são os meses mais chuvosos na RMR e Zona da Mata e é comum que durante este período aconteça um evento extremo, que são chuvas nesta itensidade, porém essa chuva é praticamente o esperado para o mês inteiro. O que ocorreu foi devido a uma confluência de ventos, onde bastante umidade do oceano foi trazida para o continente", explicou. 

Ainda segundo a Apac, a previsão para esta segunda é de pancadas de chuva apenas durante as primeiras horas da manhã. A intensidade, no entanto, não deve ser forte. 

Veja os pontos de alagamento registrados na manhã desta segunda (12) no vídeo da TV JC:

ALERTA

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.

Comentários

Últimas notícias