imunização

Igarassu, no Grande Recife, suspende campanha de vacinação contra a covid-19

De acordo com a prefeitura do município, a suspensão se dá porque o Ministério da Saúde enviou uma quantidade de doses muito abaixo do previsto

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 26/04/2021 às 12:38 | Atualizado em 26/04/2021 às 12:57
Notícia
X

A prefeitura de Igarassu, município localizado na Região Metropolitana do Recife, suspendeu temporariamente a campanha de vacinação contra a covid-19 na cidade. Em anúncio feito nesta segunda-feira (26), o órgão informou que o motivo seria a falta do imunizante e que o calendário será retomado assim que o município receber novas doses do Ministério da Saúde.

>> Temendo falta da segunda dose da CoronaVac, Pernambuco faz levantamento de estoque em municípios

>> Igarassu inicia vacinação contra a covid-19 em idosos a partir de 60 anos

"Esperávamos mais de 4 mil doses da Sinovac/Butantan, mas chegaram apenas 270 no município, impossibilitando a continuidade no nosso calendário vacinal", escreveu a prefeitura em um texto publicado no Instagram.

De acordo com a prefeitura, não haverá perda na imunização a curto prazo para os grupos prioritários que foram vacinados há mais de 28 dias. Ainda segundo o órgão, mais de 20 mil doses já foram aplicadas no município.

Casos e óbitos

Até esse domingo (26), Igarassu tinha um total de 2.330 casos de pessoas infectadas pela covid-19, desde o início da pandemia. Além disso, a cidade contabilizava, até a data, 176 vidas perdidas para o novo coronavírus.  

Levantamento de estoque em municípios

Com baixo estoque e sem previsão para recebimento de novos lotes, o Programa Estadual de Imunização faz levantamento com os municípios pernambucanos para que eles informem a previsão de acabar as segundas doses da vacina Coronavac/Butantan contra a covid-19 e qual seria o déficit para atender aqueles já imunizados com a primeira dose. Cada cidade deverá responder aos questionamentos até as 12h desta segunda-feira (26).

"Estamos fazendo um levantamento com todos os municípios para que eles digam qual é o período que eles acham que vai faltar e qual é esse déficit de doses. Os municípios ficaram de mandar isso hoje até as 12h e estamos aguardando para termos o cenário no Estado", disse a superintendente de imunizações do Programa Nacional de Imunização em Pernambuco, Ana Catarina Melo, em entrevista à TV Globo na manhã desta segunda.

A superintendente admitiu que "provavelmente no final da semana, a segunda dose vai faltar", já que o Estado precisava receber 100 mil doses e recebeu apenas 28 mil, e orientou que os municípios se "organizem e façam o agendamento para não perder nenhuma dose", e que aguarda "novo repasse do Ministério da Saúde.

 


Tags

Autor