PIONEIRISMO

Rádio Jornal inaugura nova estação e passa a operar também no 76.1 FM

A emissora será a primeira de Pernambuco a integrar o grupo de rádios nacionais que irão implementar a "faixa FM estendida"

JC
JC
Publicado em 04/05/2021 às 16:04
Notícia
PAULO DANIEL/JC IMAGEM
Antena do SJCC. Montagem da antena da Rádio Jornal. - FOTO: PAULO DANIEL/JC IMAGEM
Leitura:

A Rádio Jornal do Recife inaugurou uma nova estação nesta sexta-feira (7). Além da 90.3 FM, os ouvintes podem acompanhar a programação da emissora pernambucana também pela 76.1 FM. A nova estação foi possível graças à implantação da “faixa FM estendida”, no Brasil, que engloba da 76.1 até a 87.3 FM. Com a novidade, o País passa a ter de 76 a 108 megahertz disponíveis para o FM.


Sem medo de dar mais um passo em seu processo de modernização, a Rádio Jornal foi a primeira emissora de Pernambuco a integrar o grupo de rádios nacionais que irão ocupar este novo espaço. A novidade da faixa FM estendida também permite que emissoras que operam no AM possam entrar no FM.

Quem ganha são os ouvintes. Agora, todos podem ouvir os programas com uma qualidade de áudio ainda melhor. Contudo, a nova faixa é realizada em caráter experimental. Cabe ao expectador decidir se acompanhará a Rádio Jornal pela estação inaugurada ou pelas modalidades anteriores.

“Há muito vínhamos pleiteando esta migração e este momento marca uma nova etapa na radiodifusão pernambucana e brasileira. A Rádio Jornal ser uma das poucas do país a migrar, neste momento, é um reconhecimento do nosso empenho em estar atentos à modernização e com capacidade de, rapidamente, nos adequarmos às exigências feitas pelo Ministério das Comunicações. Pioneirismo de uma Rádio com mais de 7 décadas e que se renova a cada dia”, explica a diretora de jornalismo da Rádio e TV Jornal, Mônica Carvalho.


De acordo com o coordenador de Radiodifusão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Paulo Cardoso, a nova faixa vai ocupar um espaço anteriormente usado pela TV analógica. “Com o processo de digitalização, podemos alocar os canais mais eficientemente. O que era usado pelo canal 5 e 6 vai ser usado para o serviço de FM”, esclareceu em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal, na manhã desta terça-feira (4).

Além da Rádio Jornal, outras emissoras já confirmaram a entrada na faixa estendida. São elas: a São Paulo “Capital AM 1040”; “Rádio Cultura Brasil AM 1200”; e a curitibana Rádio Banda B AM 550.

Comentários

Últimas notícias