Solidariedade

Associação cria ‘bebedouro solidário’ no bairro do Pina, Zona Sul do Recife

São quatro torneiras instaladas no muro, do lado de fora, para que pessoas em situação de rua possam ter acesso a água potável

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 07/05/2021 às 17:10 | Atualizado em 07/05/2021 às 17:35
Notícia
X

Na última quinta-feira (6), a Associação Vizinhos Solidário estreou o “bebedouro solidário”, em sua sede no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. São quatro torneiras instaladas no muro, do lado de fora, para que pessoas em situação de rua possam ter acesso a água potável. A água fica disponível a todos de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e nos sábados das 13h às 19h.

Mesmo tendo direito ao saneamento básico, a realidade é bem diferente para o cidadão pernambucano. A água é escassa para boa parte das pessoas, são cerca de 2,5 milhões de cidadãos no estado sem acesso ao recurso, segundo dados do Dados do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), divulgados em 2019. Assim, as torneiras disponibilizadas na parede de fora da Associação oferecem à população do entorno, sobretudo para quem se encontra em vulnerabilidade social, uma possibilidade de cidadania.

Segundo a presidente da Vizinhos Solidários, Maria Eduarda Fernandes, o grupo já sonhava com o bebedouro popular há tempos, mas a falta de recursos e logística para comprar um item novo fez com que fosse adiado. Até que surgiu a ideia de criar um mecanismo interno na parede da Vizinhos, onde é conectada a encanação de água da sede com um filtro.

Com a vontade e criatividade, a ideia saiu do papel e hoje está à disposição para abastecer quem passa pelo local e a própria sede da organização.

Divulgação/Vizinhos Solidários
São quatro torneiras instaladas no muro, do lado de fora da associação. - Divulgação/Vizinhos Solidários

Vizinhos Solidários

Criada pelas empresárias Maria Eduarda Fernandes, 46 anos e Mayara Amaral, 31 anos no começo da pandemia, a Associação Vizinhos Solidários tem desenvolvido um trabalho de suma relevância a famílias em vulnerabilidade social na Região Metropolitana do Recife.

A ação, que começou com a produção de 20 quentinhas na sala da casa das fundadoras, hoje entrega de segunda à sexta-feira, entre 150 e 200 refeições, no Grande Recife. Em pouco mais de um ano de atividade, o projeto já distribuiu cerca de 70 mil marmitas e 10 mil cestas básicas em 72 pontos de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Tags

Autor