POLÍCIA

Adolescente de 15 anos é apreendido por suspeita de assassinar professor na Zona da Mata de Pernambuco

A infração, análoga ao crime de homicídio, aconteceu no dia 5 de janeiro de 2021 e teria sido cometida após desentendimento em sala de aula

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 12/05/2021 às 15:24 | Atualizado em 12/05/2021 às 15:51
Notícia
X

Um adolescente de 15 anos foi apreendido na manhã desta quarta-feira (12) em Camaragibe, no Grande Recife, por suspeita de ter assassinado o próprio professor, de 39 anos, a golpes de faca na BR-408, no município de Nazaré da Mata, Zona da Mata pernambucana, em 5 de janeiro de 2021. A vítima era o vice-diretor da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Walfredo Luiz Pessoa de Melo, da rede estadual, situada em Tracunhaém, na Zona da Mata.

Segundo o delegado de polícia Gaspar Ribeiro, o adolescente explicou em interrogatório que a história começou em novembro de 2020, com um desentendimento em sala de aula. Depois disso, a polícia investigou que o professor o teria convidado para beber, no suposto intuito de apaziguar a situação. Ainda conforme o delegado, o jovem já teria saído de casa com uma peixeira, na intenção de matar a vítima.

"A quebra do sigilo telefônico foi o que nos ajudou a identificar o autor do crime. Tinha um encontro marcado para o mesmo local onde tudo aconteceu", disse o delegado.

O comissário de polícia Henrique Severiano, da delegacia de Tracunhaém, afirmou que a motivação da infração ainda é investigada. "No final, não sabemos diretamente o que aconteceu, mas dentro do carro mesmo o adolescente teria desferido várias facadas nele", disse.

O agente explicou que a demora na ação de apreensão do aodlescente se deu pela necessidade de quebra de sigilo telefônico do professor e pelas mudanças de endereço da família do adolescente.

"O adolescente, após ter cometido o homicídio, foi morar em Minas Gerais. Quando começamos a investigar e descobrimos que foi ele, foi o tempo da mãe dele voltar [para Pernambuco], e eles irem morar em Camaragibe", contou.

O mandado de prisão, então, foi liberado apenas nesta quarta (12). Há dois dias, a Polícia Civil de Pernambuco já monitorava o menor. "Descobrimos o endereço dele em Camaragibe, no bairro do Timbi, e fomos hoje pela manhã. Ele mesmo abriu a porta. Demos voz de prisão e o pai veio acompanhá-lo", relatou.

O menor passa por uma Audiência de Custódia em Tracunhaém. De lá, deve ser encaminhado até o Centro de Internação Provisória (CENIP) localizado na Avenida Abdias de Carvalho, no Prado, Zona Oeste do Recife, segundo o agente de polícia. 

Consultado, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) alegou que, pelo caso envolver um menor de idade, o processo tramita em segredo de justiça.

O caso aconteceu no dia 5 de janeiro de 2021, e foi inicialmente apontado como um latrocínio, roubo seguido de morte. Após ser ferida, a vítima chegou a ser encaminhada ao Hospital Regional Ermírio Coutinho (HEC), em Nazaré da Mata, mas, por conta da gravidade dos ferimentos, foi transferida ao Hospital da Restauração, no Recife. Ainda assim, o professor não resistiu e acabou falecendo na quarta-feira (6) daquele mês.

Tags

Autor