Compromisso climático

Vice-prefeita do Recife é nomeada embaixadora para América do Sul da Cities Climate Finance Leadership Alliance

Presença do Recife em coalizão global deve facilitar o acesso da capital pernambucana a fontes de financiamento para ações climáticas

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/05/2021 às 21:26 | Atualizado em 14/05/2021 às 19:54
Notícia
X

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, foi nomeada nesta quarta-feira (12) embaixadora para a América do Sul da Cities Climate Finance Leadership Alliance. Trata-se de uma coalizão global de entidades dedicadas ao urbanismo sustentável, com foco no financiamento de ações climáticas e de infraestrutura resiliente de baixo carbono em cidades de todo o mundo.

A nomeação foi anunciada durante a assembleia anual da Alliance. Isabella de Roldão assume o posto ao lado da prefeita da cidade de Makati, nas Filipinas, Mar-len Abigail S. Binay (representante da Ásia), do diretor de Resiliência da Cidade do Cabo, na África do Sul, Gareth Morgan (representante da África) e da ex-membro da Câmara Municipal de Beirute, no Líbano, Nada Yamout (representante do Oriente Médio).

Foram usados alguns critérios, entre eles destacam-se o compromisso com a promoção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável. A vice-prefeita também é integrante oficial do Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas do Recife (GeClima), que tem como missão fornecer subsídios à gestão municipal para que o Recife cumpra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e atinja a meta de zerar a emissão de gases do efeito estufa até 2050. Mantém contato também com o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030.

 "Sinto-me muito honrada com a nomeação, sobretudo por estar ao lado de mais duas mulheres na nova composição do grupo de embaixadores anunciada hoje. Agradeço a Alliance por seguir a tendência internacional de ter lideranças femininas nas discussões sobre sustentabilidade. Recife se destaca por sua participação ativa junto a instituições mundiais relacionadas à ação climática. Nessa função, reforçarei esse trabalho atuando junto a entidades internacionais para estabelecer parcerias e atrair investimentos para a nossa cidade em uma área essencial ao nosso crescimento e ao nosso futuro. Já temos muitas iniciativas de promoção da economia verde que vêm sendo construídas a muitas mãos nos últimos oito anos e vamos avançar mais”, afirmou a vice-prefeita.

A atuação deve facilitar o acesso do Recife a fontes de financiamento para projetos inovadores relacionados ao enfrentamento da crise climática. Isso porque a Alliance tem entre seus membros instituições financeiras públicas e privadas, governos, organizações internacionais, ONGs, grupos de pesquisa, participantes do mercado de finanças climáticas municipais e redes que representam a maioria das grandes cidades do mundo

Recife

Como a 16ª cidade mais vulnerável às mudanças do clima no mundo, o Recife foi o primeiro município do Brasil a reconhecer a Emergência Climática e se comprometer a empenhar esforços ambiciosos para reverter os seus impactos. Em meio a muitas outras conquistas, isso resultou em um inventário atualizado de emissões de gases do efeito estufa, na análise de riscos e de vulnerabilidades e no Plano Local de Ações Climáticas (Plac).

 

Tags

Autor