HOMENAGEM

Em comemoração pelos 15 anos, IFP entrega título de Conselheiro Benemérito ao empresário João Carlos Paes Mendonça

Apoio do empresário João Carlos Paes Mendonça ao Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP) desde sua fundação foi reconhecido em evento online nesta terça-feira (1º)

Katarina Moraes
Katarina Moraes
Publicado em 01/06/2021 às 16:08
Sérgio Bernardo/JC Imagem
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem Data: 01.12.2016 Assunto: Empresário João Carlos Paes Mendonça em entrevista na Rádio Jornal. Palavras-Chaves: - ## - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

O evento que celebrou nesta terça-feira (1º) os 15 anos da Unidade de Diagnóstico e Pesquisa Clínica do Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP) fez questão de homenagear entidades, médicos, personalidades e gestores públicos que colaboraram para a fundação ou fortalecimento da instituição. O primeiro a receber o reconhecimento público pelos serviços prestados foi o empresário João Carlos Paes Mendonça, com a outorga de Conselheiro Benemérito, pelo apoio dado ao IFP durante toda a sua história iniciada pelo também empresário Ricardo Brennand.

O título a João Carlos Paes Mendonça foi entregue pela ex-juíza e escritora Margarida Cantarelli, amiga pessoal do empresário. “Esta homenagem que o IFP te empresta é um reconhecimento e um agradecimento por todo apoio que você tem dado desde o primeiro momento para a consolidação desta instituição. Sua história de vida é um exemplo. Sua determinação continuará se movendo em uma linha ascendente rumo ao infinito. Obrigada, conselheiro, por tudo que faz e por ser como é”, disse.

O empresário também destacou a necessidade de mobilizar toda a sociedade para unir forças e dar continuidade às obras do Hospital Luiz Felipe Brennand, cotado para ser o 1º hospital do fígado e transplantes do Brasil com atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente estão paralisadas. Segundo o IFP, são necessários aproximadamente R$ 45 milhões para colocar a unidade em funcionamento.

“É um projeto de grande relevância para a sociedade. Juntamente com Dr. Ricardo Brennand, que foi o grande impulsionador e lutador, apoiamos desde o início a mobilização cuja integração de todos continua sendo vital para a conclusão da obra. Nomes relevantes estão integrados, como Cornélio Brennand, por exemplo, diante do impacto que isso trará, principalmente, para a população carente. Temos que sensibilizar a sociedade porque essa construção vai mudar o patamar de atendimento para as questões relacionadas ao fígado no Estado de Pernambuco”, destacou o empresário João Carlos Paes Mendonça em seguida.


Para o empresário, é urgente melhorar a estrutura pública de atendimento em diversas áreas. “A pandemia mostrou muitas fragilidades sociais e, uma delas foi, sem dúvida, a estrutura precária da rede pública de saúde – apesar de todos os esforços travados para atender às demandas da Covid-19. Por isso, iniciativas estruturadoras nessa área se fazem tão importantes". Ao lembrar que acompanhou de perto a luta desde o início para implantação do hospital, pontuou que ninguém deve desistir desse compromisso. "Continuaremos apoiando as discussões e iniciativas para atrair mais parceiros que, junto com os grandes idealizadores do projeto, vão seguir em frente. É um trabalho que não pode parar”.

Durante discurso, a presidente do IFP, Leila Moreira, agradeceu aos empresários que tornaram o sonho de criar a entidade real, e torceu para que o projeto da construção da unidade hospitalar vire uma realidade em breve. “Com a crise econômica dos últimos anos em nosso país, a construção foi interrompida, mas o sonho de ver a nossa obra nascer permanece viva na memória. Assim, finalizo as minhas palavras na certeza de que com a ajuda de muitas mãos aquele que era meu sonho e que ao longo de 15 anos se tornou uma realidade de todos nós, venha no amanhã sedimentar sua grande história.”

Foram agraciados com Medalhas Ricardo Brennand ano 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 respectivamente, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara - que não pôde participar do evento -, o ex-ministro da Educação Medonça Filho, o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social Luciano Coutinho, o atual reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, o Chefe do Serviço de Transplante do King’s College Hospital, Prof. Nigel Heaton.

“Feliz aniversário ao Instituto de Pernambuco. Obrigado por pensar em mim com esse prêmio neste ano. Presto tributo a Ricardo Brennand, que era muito caridoso, generoso e orgulhoso do Brasil e de Pernambuco. Em minhas visitas ao Brasil, aprendi a amar o país e as pessoas. Queria parabenizar o IFP por essa grande honra”, disse o médico Nigel Heaton, referência em transplantes de fígado.

Com sede em Santo Amaro, na área central da capital pernambucana, o IFG oferece procedimentos diagnósticos e terapêuticos em gastrohepatologia, além de acompanhamento psicológico, cuidado nutricional, assistência social para os pacientes e seus familiares ou acompanhantes, acolhimento em casa de apoio para os pacientes que estão fora de seus municípios e ações preventivas junto ao Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (NAPHE). Tudo isso com a intenção de atender com excelência principalmente a população mais carente de recursos financeiros.

A estrutura também conta com um laboratório que desenvolve pesquisas na área de Biologia Molecular das Hepatites virais e em Imunogenética, que auxilia no aprendizado de estudantes de iniciação científica do curso de Ciências Biológicas e Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), além de alunos de Mestrado e Doutorado vinculados à UPE e à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que desenvolvem suas pesquisas em colaboração. O espaço também é utilizado por professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UPE), que desenvolvem suas pesquisas no IFP.

Pensando nessas parcerias, o troféu IFP ano 2021 foi destinado às instituições próximas à entidade, como o Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (NAPHE); Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE); Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UPE); Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC); Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (PROCAPE/UPE) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UPE).

“É um prazer estar participando do 15º aniversário do IFP. Nós do NAPHE estamos completando 20 anos, e temos uma parceria longa. É uma responsabilidade muito grande seguir os objetivos e agregar novos junto ao instituto. É um prazer fazer parte, agradeço também a todos os nossos voluntários, porque sem eles não poderíamos dar continuidade aos nossos trabalhos. É uma honra fazer parte disso tudo”, discursou Lais Moreira Beltrão Coutinho, representante do NAPHE.

“É uma satisfação poder ser lembrado na comemoração dos 15 anos do instituto. O Governo de Pernambuco é parceiro desse projeto desde o início, inclusive com a doação do terreno para construção da unidade hospitalar do instituto. Ao longo desses 15 anos, foram muitas parcerias em conjunto. Que a gente possa continuar com essa parceria buscando trazer aos pacientes com doença hepática um melhor tratamento e um futuro mais digno com assistência de qualidade”, desejou o secretário de Saúde do Estado, André Longo.

“O instituto e o Huoc são muito presentes um no outro, principalmente na parceria acadêmica. Estamos e continuaremos firmes e fortes com essa parceria”, afirmou Izabel Avelar, gerente executiva da unidade. “Queria parabenizar o instituto pelas atividades contínuas, assistencial e de pesquisa. A parceria gera frutos positivos para ambos os lados”, falou Gustavo Trindade, superintendente Médico do Huoc.

“Gostaria de expressar minha satisfação em estar aqui hoje porque participei da formação do instituto. Eu vi essa semente ser plantada, regada, crescer e agora vemos os frutos. É importante ver que um sonho pensado lá atrás está vivo. Desejo que ele sobreviva infinitamente e que eu possa ajudá-lo com o que estiver ao meu alcance. Mais uma vez, muito obrigado ao instituto por essa homenagem ao Procape”, declarou o diretor executivo do Procape, Ricardo Lima.

“O sonho de criar o instituto do fígado é contínuo. espero que possamos inaugurar um hospital e queria agradecer em nome de todos que fazem o ICB essa homenagem. É muito importante saber que nossos estudantes podem contribuir com a pesquisa na área hepática e saber que as portas do instituto estão abertas para eles. Estamos juntos mais do que nunca”, declarou Rita de Cássia Moura, representando o ICB-UPE.

Matéria de origem

Comentários

Últimas notícias