nomeação

Após morte do bispo de Palmares por covid-19, papa Francisco nomeia substituto

A Diocese estava em vacância desde que o seu titular, Dom Henrique Soares, morreu no dia 18 de julho de 2020 vítima da pandemia da covid-19

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira, Douglas Hacknen

Publicado em 09/06/2021 às 10:11 | Atualizado em 09/06/2021 às 10:34
Notícia
X

O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (9), Dom Fernando Barbosa dos Santos, C.M, como novo bispo da Diocese de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O religioso, de 57 anos, é natural de Sertânia, no Sertão do Estado, mas até a presente nomeação atuava, há sete anos, como bispo da Prelazia de Tefé, no Amazonas. A Diocese de Palmares estava em vacância desde que o seu titular, Dom Henrique Soares, morreu no dia 18 de julho de 2020 vítima da pandemia da covid-19.

"Hoje começamos o dia com uma grande notícia: a transferência de dom Fernando Barbosa dos Santos para a nossa Diocese de Palmares. Seja muito bem-vindo, dom Fernando! A diocese e todos nós lhe acolhemos com alegria. Bendito o que vem em nome do Senhor", declarou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CNBB (@cnbbnacional)

Desde o falecimento do antigo bispo, a Diocese, que engloba 18 municípios da região, entre eles Catende, Ribeirão, Tamandaré e a sede, é pastoreada pelo administrador diocesano, padre Norberto Penzkofer, e tem como bispo emérito dom Genival Saraiva de França. Dom Fernando será o quarto bispo da história da Diocese de Palmares.

Para o padre Norberto, a vinda de Dom Fernando será de grande importância. "Queremos dizer que nossos corações, nossos braços estão abertos para recebê-lo. A partir de hoje, vamos rezar por ele nas missas. Será um pastoreio com muitos frutos, tanto para Dom Fernando quanto para nós", disse.

Trajetória

Sacerdote há 26 anos da Congregação da Missão, Dom Fernando concluiu a faculdade de teologia no Instituto Regional Pastoral, localizado na cidade de Belém, no Pará. No município, ele também ocupou o cargo de diretor do seminário de Teologia São Vicente de Paulo.

Durante o sacerdócio, o então padre Fernando foi vigário paroquial na Diocese de Quixadá, no Ceará, entre os anos de 1996 e 1998. Já nos dois anos seguintes, ele se tornou administrador paroquial, na Arquidiocese de Fortaleza.

Por dois mandatos, entre os anos de 2003 e 2009, o religioso foi Superior Provincial da Província Lazarista de Fortaleza. Em seguida, de 2009 até 2014, ocupou a função de ecônomo da mesma província e só deixou o cargo após ser nomeado bispo da Prelazia de Tefé pelo Papa Francisco. 

Tags

Autor