MEIO AMBIENTE

Prefeitura do Recife suspende compra e uso de produtos descartáveis de plástico no edifício-sede da gestão

Medida faz parte do "Programa Eco Recife" e deve ser estendida a todas as secretarias, órgãos, unidades de atendimento e serviços públicos municipais

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 12/06/2021 às 17:32 | Atualizado em 12/06/2021 às 17:33
Notícia
X

A Prefeitura do Recife publica, no Diário Oficial deste sábado (12), um decreto que suspende de imediato a compra e uso de plásticos descartáveis no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Palácio Capibaribe Antônio Farias, na Av. Cais do Apolo, Centro da capital pernambucana. Medida faz parte do "Programa Eco Recife" e deve ser estendida a todas as secretarias, órgãos, unidades de atendimento e serviços públicos municipais. O texto ainda estabelece que sejam feitas articulações para que outros entes da esfera pública e iniciativa privada também adotem a iniciativa.

A decisão tem como objetivo implantar "iniciativas, ações e projetos sustentáveis voltados para a redução de resíduos, eliminação de plásticos de uso único, eficiência energética, uso sustentável da água e outras iniciativas", segundo a prefeitura. "O programa, que foi anunciado pelo prefeito João Campos na abertura da Semana do Meio Ambiente do Recife, reforça o compromisso da gestão no controle e redução da emissão dos gases de efeito estufa e no enfrentamento à Emergência Climática", diz a gestão.

A coordenação do programa será da vice-prefeita Isabella de Roldão, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). “Essa é a concretização de um compromisso que me enche de orgulho. Já não usamos plástico descartável no nosso gabinete e agora essa atitude será ampliada para todo o edifício-sede da Prefeitura, assim como iniciativas de eficiência energética e redução de consumo de água. Dessa forma, estabelecemos uma política de baixa emissão de carbono a partir da nossa própria administração. Mas nós sonhamos muito mais alto e queremos que toda a cidade se envolva em práticas sustentáveis. Vamos trabalhar para que as iniciativas se multipliquem pelo Recife, envolvendo todas e todos os cidadãos no cuidado com a cidade e o planeta, a partir das nossas escolhas no dia a dia”, ressalta a vice-prefeita.

Outras iniciativas

O Eco Recife ainda estabelece, de acordo com a gestão, que que sejam tomadas medidas de eficiência energética nas unidades do serviço público municipal, sendo o primeiro grande piloto a usina fotovoltaica instalada no Hospital da Mulher do Recife com 725 placas, numa parceria da Prefeitura com a Celpe e o ICLEI.

Outra iniciativa será reduzir o consumo de água no serviço público com a instalação de válvulas que controlam a pressão de saída do líquido, "o que pode reduzir em até 30% o consumo, gerando economia aos cofres públicos e colaborando com o meio ambiente", afirma a prefeitura. Além disso, será elaborado todos os anos um inventário de emissão dos gases do edifício-sede da Prefeitura do Recife, estabelecendo quais ações deverão ser tomadas para mitigar as emissões.

Tags

Autor