IMUNIZAÇÃO

Aumenta expectativa de descer idade da vacinação com a chegada de 274 mil doses de vacinas contra a covid-19 em Pernambuco

Nesta quinta-feira (24), o Estado recebeu 274.820 doses das vacinas da Pfizer, CoronaVac/Butantan e Janssen

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 24/06/2021 às 23:32 | Atualizado em 25/06/2021 às 8:04
Notícia
X

Cresce a expectativa de descer a idade da vacinação para aqueles que não fazem parte dos grupos prioritários, com a chegada de 274.820 doses de vacina contra a covid-19 ao Estado nesta quinta-feira (24). Algumas cidades como Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista estão marcando a imunização para o público em geral, respectivamente, a partir das seguintes idades: 42, 43, 45 e 50 anos. 

A dica para quem está esperando ansiosamente pela vacina é ficar de olho nos portais dos municípios, nos quais geralmente há um espaço destinado a marcação das vacinas, informando inclusive a partir de que idade o imunizante está disponível.

No geral, as vacinas são distribuídas proporcionalmente à quantidade de pessoas que moram nos municípios, imunizando primeiro os que fazem parte de grupos prioritários e apresentam maior risco quando desenvolvem a forma grave da doença, como idosos e pessoas que têm comorbidades, incluindo pressão alta, diabetes, obesidade etc.

Na forma de distribuição proporcional aos moradores, a exceção é o lote contendo 62.250 doses da Janssen. A vacina será destinada ao Recife e mais cinco municípios que estão localizados no interior do Estado: Caruaru e Garanhuns, no Agreste; Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão. A distribuição ocorrerá da seguinte forma: Recife (31.125 doses), Caruaru (16.230 doses), Garanhuns (6.175), Arcoverde (3.555 doses), Afogados da Ingazeira (1.800 doses) e Serra Talhada (3.365 doses). A aplicação é única.

Hugo Dourado/SES-PE
Chegada de nova remessa da Pfizer a Pernambuco - Hugo Dourado/SES-PE
Hugo Dourado/SES-PE
Chegada de nova remessa da Pfizer a Pernambuco - Hugo Dourado/SES-PE
HÉLIA SCHEPPA/SEI
Chegada das primeiras vacinas da Janssen chegando em PE - HÉLIA SCHEPPA/SEI

Além das doses da Janssen, chegaram também, nesta quinta (24), 117.800 doses da Coronavac/Butantan;  e 94.770 da Pfizer. As vacinas começam a ser distribuídas nesta sexta-feira (25).

As novas doses da Pfizer são destinadas a primeira aplicação das pessoas com comorbidades e deficiência, podendo ser expandidas para os outros grupos prioritários do Plano Nacional de Operacionalização (PNO) e para imunização por faixa etária, a depender da organização e andamento da campanha de cada município.

"Com as doses da Pfizer, os municípios poderão ampliar o número de pessoas imunizadas com a primeira dose. Já as da Coronavac/Butantan devem ser destinadas para ambas as aplicações, sendo necessário a guarda das segundas doses para finalização dos esquemas vacinais. Os municípios estão recebendo as planilhas de distribuição e ofício com essas orientações e precisam ficar atentos a essas recomendações, evitando inconformidades e necessidade de reposição de doses futuramente", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Balanço da vacinação em Pernambuco

Segundo o Governo de Pernambuco, já são mais de 5,2 milhões de doses que chegaram ao Estado, incluindo 2.630.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz;  2.141.960 unidades da Coronavac/Butantan e 432.900 doses da Pfizer/BioNTech.

No Estado, foram aplicadas 4 milhões de doses de vacinas, sendo 2,9 milhões com a primeira dose e pouco mais de um milhão com a segunda dose. A diferença grande entre o que chegou e o que foi aplicado acontece também porque é dada uma orientação aos municípios para reservarem a segunda dose, evitando acontecer o que ocorreu na semana passada, quando pelo menos cinco capitais suspenderam a vacinação por falta de imunizantes. 

 

Tags

Autor