LIVE ÀS 19H30

Conexão Saúde: JC está atento à saúde mental

Tema do evento realizado pelo jornal nesta quarta (30/06) foi escolhido pela importância que tem na nossa rotina, especialmente no contexto da pandemia

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 30/06/2021 às 6:13
Notícia
X

Foi no Carnaval de 2020 que o Brasil diagnosticou o primeiro caso de covid-19. Para a maioria dos brasileiros, muitos embriagados pela alegria do frevo, a doença seguia tão distante quanto as demais "gripes" que ganharam fama mundo afora sem tanto impacto no País. Já tomávamos vacina anualmente para H1N1, daqui a pouco teríamos a imunização para o novo coronavírus. Era questão de tempo. Um ano e quatro meses depois, a vacina chegou, é verdade - ou está chegando, cada dia um pouco - mas o medo, a angústia, a ansiedade e, principalmente, o isolamento social, continuam causando enormes problemas.

A vida mudou: seja pelas perdas - mais de 510 mil pessoas mortas no País até agora -, pelas dificuldades impostas em função da distância de amigos e da família ou pela exigência de novos hábitos, como o uso de máscara e a higienização constante das mãos. A saúde ganhou a pauta nacional e promete seguir nesse posto por muito tempo. As consequências de todas essas mudanças, na vida pessoal e, especialmente, na saúde mental dos brasileiros ganham espaço importante de discussão nesta quarta-feira (30/06), com o Conexão Saúde - Caminhos para Equilíbrio do Corpo e da Mente na Pandemia, promovido pelo Jornal do Commercio.

Organizado no formato live, a ser transmitida pelo Instagram, Facebook e YouTube do JC, aberto ao público, o Conexão Saúde vai reunir um time especial de médicos e biomédicos para tratar de temas como saúde mental e o diagnóstico da covid-19. Participarão o psiquiatra Jairo Bouer, o oftalmologista Álvaro Dantas e o biomédico Jurandy Magalhães. Depois de detalhar os assuntos em paineis exclusivos, os palestrantes vão responder as dúvidas que o público mandar pelas redes do JC.

A apresentação está a cargo da jornalista Anne Barretto, da TV e Rádio Jornal. O Conexão Saúde tem oferecimento do Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste (ICONE) e do Conselho Regional de Biomedicina da 2ª Região (CRBM2), e patrocínio da MV e da Clínica Ninho.

Em pauta

Conhecido nacionalmente pela participação em programas de TV e por assinar colunas em revistas e jornais, além dos diversos livros publicados, o psiquiatra Jairo Bouer traz para o Conexão Saúde a discussão "Como Anda sua Cabeça Neste Momento de Pandemia?".

Ansiedade, depressão, problemas familiares decorrentes da convivência intensa dentro de casa devido ao isolamento social, a adaptação ao trabalho em formato home office e os transtornos desencadeados por todas as mudanças geradas pela pandemia e como tratá-los estão entre os assuntos que serão abordados por Bouer. O médico destaca a importância deste espaço oferecido pelo JC para orientar e ouvir o público sobre algumas das principais angústias do momento.

"Eventos como esse, que trazem especialistas para conversar sobre como estão as pessoas nesta fase, em diversos campos da saúde, oferecendo a possibilidade de tirar dúvidas e ouvir, são uma forma de democratizar o acesso à informação. Os participantes têm conhecimento científico, o que ajuda a combater as fake news. Vivemos um momento de polarização, isso atrapalha a compreensão do que de fato ocorre. As pessoas ficam em suas bolhas e têm dificuldade de furar essas bolhas para olhar o que vem de fora, ler e se informar. No encontro há essa possibilidade de trocar, de escutar e avaliar o que se pensa", destaca Bouer.

O Conselho Regional de Biomedicina da 2ª Região participa do Conexão Saúde com o presidente da entidade e doutor em microbiologia, Djair Ferreira, e o biomédico do Laboratório Central de Pernambuco - Lacen e da UPE Jurandy Magalhães. "Desvendando Mitos do Diagnóstico da Covid" é o tema do painel de Jurandy. A diferença de uso e eficácia dos testes de detecção do novo coronavírus e os direitos dos indivíduos testados serão tratados.

"Em um momento como este, em que a população se encontra adoecida do ponto de vista da saúde mental, por todos os transtornos causados pela pandemia, inseguranças e fragilidades, um evento como o Conexão Saúde aponta caminhos para que as pessoas possam buscar a plenitude da sua saúde. O Conselho de Biomedicina contribui com sua expertise na prevenção, no diagnóstico e, principalmente, através das práticas integrativas complementares em saúde, as chamadas PICS, que trazem ferramentas importantes para auxiliar no bem-estar e na imunização", ressalta Ferreira.

Outro palestrante do evento é o cirurgião-oftalmologista pernambucano Álvaro Dantas, do ICONE, que contribui com a discussão com "Síndrome do Olho Seco: Uma Doença Muito Comum na Vida Moderna Agravada pela Pandemia". Segundo o especialista, a síndrome é o motivo mais comum de ida ao consultório. Em geral, ela está relacionada ao envelhecimento, menopausa, uso de medicações sistêmicas diversas (remédio para dormir e para controle de diabetes e antidepressivos, por exemplo), alimentação industrializada em demasia, álcool e o uso excessivo de telas e de ar-condicionado. Recentemente, tem sido relacionada ao uso constante - e necessário - da máscara.

"Antigamente, não havia tratamento. Não existia o diagnóstico preciso nem como tratar, além da indicação de colírios. Hoje, conseguimos diagnosticar o que está acontecendo em cada paciente e tratar para melhorar a qualidade lacrimal dele, com sessões de luz intensa pulsada e dermoterapia pulsátil, que estimula as glândulas e melhora a produção lacrimal", explica o oftalmologista.

O Conexão Saúde começa às 19h30 e pode ser acompanhado gratuitamente pelos perfis do JC no Facebook, Instagram e YouTube.

Tags

Autor