Educação

Laboratórios de Ecotecnologias de Suape proporcionam profissionalização de pessoas em situação de vulnerabilidade social

A qualificação vem sendo ministrada pelo Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), que mantém convênio com a autarquia portuária

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 08/07/2021 às 17:38
Notícia
X

Cerca de 45 estudantes começaram a ter aulas práticas nos Laboratórios Vivos de Ecotecnologias, no território de Suape. As aulas para qualificação profissional foram iniciadas nesta quinta-feira (8). Destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, o curso, com duração de 18 meses, reúne participantes de várias faixas etárias. Eles estão sendo preparados para desenvolver atividades agroecológicas, seja para consumo próprio ou para comercialização dos alimentos.

“Estamos muito felizes com essa parceria. Os laboratórios exercem papel pedagógico de experimentação e construção de conhecimento para as famílias das comunidades, pois tudo é compartilhado e disseminado. A ideia é que aprendam as técnicas e apliquem no dia a dia, sendo protagonistas de todo o processo. É um espaço que serve de inspiração para todos os envolvidos”, afirmou Carlos Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape.

O curso é híbrido e as aulas teóricas acontecem de forma remota. A parte prática, que se encerra em outubro deste ano, chamada de “momento com a comunidade”, ocorre em três laboratórios implantados no território de Suape: Nova Vila Claudete, Engenho Massangana e Vila Nova Tatuoca.

“Estamos usando tecnologias alternativas, produtos orgânicos e trazendo técnicas novas para o dia a dia, com garrafas PET, pneus e trabalhando com o social. Não é só um curso, é uma interação com as pessoas. Estou muito feliz em fazer parte de tudo isso”, pontua a aluna Ivaneide Crispim, 39 anos.

Divulgação/Heloise Oliveira/Suape
Laboratório Ecotecnologia massangana - Divulgação/Heloise Oliveira/Suape

Laboratórios

No início de 2020, Suape contratou o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) para implementação do programa de geração de renda e segurança alimentar em comunidades consolidadas do território da estatal. O projeto resultou na implantação de 5 laboratórios de agroecologia e de 5 ecotecnologias em comunidades rurais voltados à formação de pessoas carentes. As ações são combinadas previamente, em momentos de construção coletiva entre as famílias residentes na área do complexo e as equipes de Suape e do Serta.

Tags

Autor