IMUNIZAÇÃO

Pelo menos quatro municípios de Pernambuco já vacinam a população +18 contra a covid-19

Apesar disso, todas as cidades figuram com índice abaixo de 70% na relação entre as doses que foram distribuídas para as cidades e as que foram aplicadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 09/07/2021 às 16:09 | Atualizado em 09/07/2021 às 17:32
Notícia
X

Os municípios de Carnaubeira da Penha, no Sertão, Primavera, Rio Formoso e Cortês, na Zona da Mata de Pernambuco, já vacinam a população a partir de 18 anos contra a Covid-19. Este último, inclusive, já abriu agendamento para os cidadãos acima de 16 anos, e aguarda autorização do Ministério da Saúde para aplicação. Apesar disso, todas as cidades - que possuem até 25 mil habitantes - figuram com índice abaixo de 70% na relação entre as doses que foram distribuídas para as cidades e as que foram aplicadas, segundo tabela de acompanhamento vacinal da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Em Cortês, o público alvo anterior era +39, mas, a partir desta sexta-feira (9), já começam a ser vacinados os munícipes do grupo +18. Ao JC, a secretária de Saúde do município, Flaviana Melo, explicou que a idade abaixou como forma de acelerar a imunização na cidade, ainda que nem todos os integrantes das faixas etárias mais velhas já tenham recebido o imunizante. “Vacinar simultaneamente foi a forma que a gente conseguiu acelerar [a campanha]. Ao mesmo tempo em que a gente vacina as prioridades, vacinamos também a faixa etária em ordem decrescente”, conta.

Até agora, a cidade, que tem cerca de 12,4 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), imunizou 31% dos munícipes, com a aplicação de 3.845 doses, segundo último boletim, e já recebeu ao todo 5.747 doses. No anúncio da abertura do agendamento para +16, feito pelas redes sociais, a gestão explicou que aguardará “a recomendação do Ministério da Saúde” para dar início à imunização desse público. “O momento é de pressa na imunização, por isso nós antecipamos com o agendamento”, justificou.

Hoje, só a vacina da Pfizer é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a ser usada em adolescentes a partir de 12 anos no Brasil, mas o Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre a inclusão da faixa etária na campanha contra a covid-19. Testes feitos na China também mostraram que a Coronavac é eficaz em crianças a partir de 3 anos.

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na última segunda-feira (5), representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE) e da SES-PE recomendaram o avanço da vacinação contra o novo coronavírus por faixa etária, não havendo mais a possibilidade de criação de novos grupos prioritários. Essa decisão, segundo a secretária de Saúde de Rio Formoso, Neijla Cardoso, foi o que pautou o início, nessa quinta-feira (8), da imunização para pessoas a partir de 18 anos.

“A gente poderia tanto seguir por grupo prioritário, como por faixa etária. Mas, em reunião, verificamos que a vacinação por faixa etária é muito mais rápida. Para a zona urbana, temos um aplicativo, onde abrimos por faixa etária e esperamos a população se cadastrar. À medida que a procura vai diminuindo, para não ficarmos com doses acumuladas, baixamos a faixa etária. Na rural, fazemos porta a porta”, relata. No município, que tem 23 mil habitantes, foram aplicadas 11.017 doses. Dessas, 9.365 foram de primeira dose e 1.652 de segunda dose. Ao todo, a cidade já recebeu 15.155 doses.

Em Primavera, os munícipes a partir de 18 anos foram convocados para vacinação já neste sábado (10). No anúncio, a gestão informou que está “em ritmo acelerado em nosso município com a imunização contra a Covid-19, porque nosso intuito é imunizar toda nossa população, deixando nosso município totalmente livre da Covid”. A cidade recebeu, ao todo, 8.229 doses dos imunizantes, e aplicou 5.968 delas.

Já em Carnaubeira da Penha, a gestão vinculou o avanço ao fato de cerca de 4 mil dos 12 mil habitantes serem indígenas - grupo prioritário na vacinação. Por isso, a cidade já recebeu um total de 17.254 doses (das quais 74,3% já foram aplicadas), e pode acelerar a imunização por faixa etária. “Recebemos quase 9 mil doses para os indígenas, e a gente conseguiu alcançar mais para o restante da população. A maioria dos indígenas estão vacinados com as duas doses, assim como os idosos, e agora estamos fazendo busca ativa para terminar a população com mais de 18 anos”, disse Roneide Pereira, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município.

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que os “gestores municipais são responsáveis pelo planejamento das ações em seu território, podendo ampliar os grupos beneficiados de acordo com a disponibilidade de doses e a realidade local”, e reforçou a necessidade deles monitorarem os “percentuais de imunização nos grupos prioritários e manter um rígido controle dos estoques para evitar perda do insumo”. Disse, ainda, que tem pactuado com as cidades, na CIB, “o andamento da campanha de vacinação contra a Covid-19, além de manter permanente diálogo e assessoramento técnico, quando necessário”.

Tags

Autor