Depois de quatro meses, Pernambuco volta a ter menos de mil pessoas em UTIs com covid-19
A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva recuou para 61%, o menor índice desde setembro de 2020
Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (12), que registra menos de mil pessoas internadas com covid-19 em leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É o menor índice desde março deste ano. Há, no momento, 988 pacientes necessitando de terapia intensiva no Estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). No dia 5 de março houve o último registro de um número abaixo de mil, quando 996 pessoas ocupavam leitos de UTI.
- Bares, restaurantes, eventos, comércio: veja como ficam as atividades econômicas a partir desta segunda-feira em Pernambuco
- Pernambuco registra dez novos óbitos por covid-19 nas últimas 24h e já totaliza 18.110 vítimas da doença
- Com 383 novos casos, Pernambuco ultrapassa a marca de 570 mil infecções pela covid-19
- Paulo Câmara reforçar cooperação entre Pernambuco e o consulado dos Estados Unidos
De acordo com relatório semanal da Organização Panamericana de Saúde (Opas), divulgado no último final de semana, Pernambuco encerrou o primeiro semestre de 2021 com a segunda menor taxa de mortalidade entre os Estados brasileiros.
Em pronunciamento, o governador Paulo Câmara (PSB) também destacou outros indicadores de melhoria do cenário da pandemia no Estado. “Nossa taxa de ocupação nos leitos de terapia intensiva caiu para 61%. O número mais baixo desde setembro de 2020. Com isso, são mais de 600 leitos disponíveis em todas as regiões de Pernambuco”, apontou.
Ver essa foto no Instagram
O gestor estadual insistiu que, apesar da melhora nos índices, os pernambucanos não devem descuidar das medidas preventivas contra a covid-19. “Mantenha a prevenção usando máscara. Evite aglomerações. Se chegou o seu grupo na vacinação, informe-se como proceder na Secretaria de Saúde do seu município e ajude parentes e amigos a fazer o mesmo. A pandemia não acabou. Vamos continuar nos cuidando”, concluiu Paulo Câmara.