NOTÍCIAS DA MANHÃ

Queda na ocupação das UTIs covid em Pernambuco; inscrições do Prouni; 10 anos do acidente da Noar. Comece o dia bem informado

Veja as principais notícias do Jornal do Commercio na manhã desta terça-feira (13)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 13/07/2021 às 7:45 | Atualizado em 13/07/2021 às 7:49
Notícia
X

Confira o que você precisa saber para começar o dia bem informado

Pernambuco tem menos de mil pessoas em UTIs com covid-19

Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (12), que registra menos de mil pessoas internadas com covid-19 em leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É o menor índice desde março deste ano. Há, no momento, 988 pacientes necessitando de terapia intensiva no Estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). No dia 5 de março houve o último registro de um número abaixo de mil, quando 996 pessoas ocupavam leitos de UTI.

Leia mais: 

Depois de quatro meses, Pernambuco volta a ter menos de mil pessoas em UTIs com covid-19

Com 383 novos casos, Pernambuco ultrapassa a marca de 570 mil infecções pela covid-19

De acordo com relatório semanal da Organização Panamericana de Saúde (Opas), divulgado no último final de semana, Pernambuco encerrou o primeiro semestre de 2021 com a segunda menor taxa de mortalidade entre os Estados brasileiros. 

ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
Leitos para tratamento da covid-19 - ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR

Inscrições do Prouni abertas 

Começam nesta terça-feira (13) e vão até sexta-feira (16) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação. O programa oferece bolsas de estudo, integrais e parciais, em faculdades privadas. Serão ofertadas 134.329 bolsas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais (50% do valor da mensalidade), para 10.821 cursos em 952 instituições de ensino superior.

Para Pernambuco haverá 4.886 bolsas, sendo 2.332 integrais e 2.554 parciais. No Recife, por exemplo, há 87 cursos. O resultado da primeira chamada está previsto para ser divulgado na próxima semana, no dia 20 de julho. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Leia mais: 

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira (13). Para Pernambuco são 4.886 bolsas

Prouni-PE abre inscrições para 550 novas vagas, saiba como concorrer

Período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está acabando

Cinco motivos para fazer o Enem 2021

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Alunos egressos de escolas públicas podem participar do Prouni - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Acidente em voo da Noar, no Recife, completa 10 anos

Há exatos dez anos, os pernambucanos começavam o dia com a notícia de uma tragédia aérea: a queda de uma aeronave, do tipo bimotor, em um terreno na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Piloto, copiloto e 14 passageiros morreram na hora. Familiares e amigos das vítimas, desolados, chegavam ao local. E se perguntavam o motivo do acidente, que ocorreu três minutos após a decolagem do avião da Noar Linhas Aéreas no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Uma década depois, a dor e a saudade ainda permanecem para os parentes. E algumas interrogações, após o processo ser arquivado pela Justiça Federal.

Leia mais: 

Acidente com 16 mortos em voo da Noar, no Recife, completa 10 anos; relembre

Tragédia com voo da Noar, em Boa Viagem, permanece sem respostas

O acidente com o bimotor aconteceu pouco antes das 7h do 13 de julho de 2011. A aeronave seguiria para Natal, no Rio Grande do Norte. Segundo as investigações, o piloto detectou um problema no bimotor menos de um minuto após a decolagem e chegou a avisar à torre de controle que tentaria retornar ao aeroporto, mas não houve tempo para isso.

CONFIRA A SIMULAÇÃO DO ACIDENTE:

 

JC Imagem
Acidente ocorreu há 10 anos - JC Imagem

Tags

Autor