Governo convoca coletiva e pode anunciar novidades no plano de convivência com a covid-19 em Pernambuco
O pronunciamento das autoridades estaduais será realizado no Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife
O Governo de Pernambuco realiza nesta quarta-feira (14), no Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife, uma coletiva de imprensa para informar sobre o panorama da pandemia do novo coronavírus no Estado. Além disso, a administração estadual deve se pronunciar acerca do funcionamento das atividades econômicas e sociais em Pernambuco.
As atuais regras do Plano de Convivência com a Covid-19, que regula o funcionamento de tais atividades em meio à pandemia, entraram em vigor na segunda-feira (5). Ocorre, porém, que o decreto que as estabeleceu não definiu uma data para o fim de sua validade. Por isso, espera-se do governo informações sobre a prorrogação, diminuição ou ampliação das flexibilizações adotadas até o momento. O pronunciamento das autoridades estaduais está marcado para às 16h30 e contará com transmissão ao vivo pelo canal do governo no YouTube.
Segundo o Blog de Jamildo, nos bastidores palacianos, membros do governo apontam que a tendência é de manutenção da maior parte das regras em vigor para os serviços no estado. Há ainda a possibilidade de anúncio de relaxamento das restrições impostas a algumas cidades do interior pernambucano.
Covid-19 em Pernambuco
Em boletim divulgado nessa terça-feira (13), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 2.290 casos do novo coronavírus no Estado. Além disso, também foram confirmadas 35 novas mortes em decorrência da covid-19. Agora, Pernambuco totaliza 572.536 casos de pessoas infectadas, desde o início da pandemia, e 18.166 vidas perdidas.
Dos novos casos, 93 (4%) são considerados graves, se enquadrando como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e 2.197 (96%) são leves, ou seja, os pacientes não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Do total de casos, 50.665 foram diagnosticados como graves e 521.871 como leves.
As mortes confirmadas nas últimas 24 horas ocorreram entres os dias 23 de dezembro de 2020 e esse domingo (26). Os detalhes epidemiológicos dos pacientes serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
Média móvel
Os novos casos fizeram com que Pernambuco atingisse uma média móvel, que leva em consideração os dados dos últimos sete dias, de 1.576 casos nesta terça-feira. O número representa uma tendência de alta de 36% com relação a média móvel do número de casos de 14 dias atrás.
A média móvel é entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.
Com relação às mortes, o Estado atingiu a média móvel de 30 óbitos, apresentando uma tendência de queda de -23%.
O que está em vigor
Com o índice epidemiológico da média móvel de mortes pela covid-19 em Pernambuco voltando a cair, comércio em geral, bares, restaurantes, clubes e shoppings continuam liberados para funcionarem até um pouco mais tarde durante a semana, nos sábados, domingos e feriados, como o Dia de Nossa Senhora do Carmo, na sexta-feira (16).
As medidas de flexibilização são válidas para todo o Estado, mas os horários de funcionamento dependem de cada região. Mesmo com a menor restrição, os eventos culturais, como shows e festas com ingressos, permanecem proibidos. Além disso, as apresentações de músicas ao vivo, em bares e restaurantes, também continua vetada na maior parte do território pernambucano.
Por isso, o JC preparou uma lista com o que abre e fecha no Estado, além dos horários de funcionamento dos setores.
Confira os horários:
Bares e restaurantes
Com a flexibilização, na Macrorregião I - que contempla o Grande Recife, Mata Norte e Sul e parte do Agreste - os bares e restaurantes terão funcionamento permitido até às 23h de segunda a sexta e 22h nos fins de semana. Já nas Macros 2, 3 e 4, poderão funcionar até 22h durante a semana e até 21h aos sábados e domingos.
“No que diz respeito ao funcionamento desses estabelecimentos, eles ganham mais uma hora. Essa é mais uma iniciativa importante para o setor. Evidentemente, os empresários devem seguir cumprindo os protocolos determinados”, disse o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes. Mesmo com a ampliação, as apresentações e shows com música ao vivo, em qualquer tipo evento, também seguem suspensas.
Shoppings
Os malls da Macrorregião I terão os horários ampliados até as 22h nos fins de semana e feriados. Antes, os estabelecimentos só podiam funcionar nesse horário em dias de semana. Já nas Macrorregiões II, III (Sertão do Moxotó e Pajeú) e IV, os shoppings irão funcionar até as 22h nas sextas e até as 21h nos fins de semana e feriados. A diferença nesse ponto é apenas referente à Macrorregião III, que anteriormente tinha os centros de compras funcionando até as 18h em dias de semana, fins de semana e feriados.
No feriado de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira do Recife, os centros de compras terão seus horários de funcionamento alterados. O RioMar Recife, localizado no Pina, Zona Sul, por exemplo, funcionará das 12h às 21h. Quem optar por não sair de casa, terá à disposição o RioMar Online. A plataforma digital permanecerá funcionando das 10h às 22h.
O Shopping Tacaruna funcionará das 12h às 21h. Com exceção do BIG Bompreço que permanece com o horário habitual das 7h às 22h. O Shopping Boa Vista, localizado na Região Central do Recife, irá operar das 11h às 19h. Já o Plaza Shopping, localizado em Casa Forte, Zona Norte, funcionará das 12h às 21h.
O Shopping Recife informa que na próxima sexta-feira (16), feriado de Nossa Senhora do Carmo, funcionará das 12h às 21h com todas as suas operações. Em tempo: seguindo as novas medidas do Governo de Pernambuco, o atual horário de funcionamento do centro de compras é das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 21h, aos domingos.
Comércio do centro e bairros
O varejo de bairro e centro está autorizado a funcionar das 8h às 20h de segunda a sexta e das 9h às 18h nos finais de semana. Além disso, é preciso respeitar o limite de um cliente a cada 5 m² para área interna das lojas e um cliente a cada 10 m² nas áreas de circulação.
Por causa do feriado da próxima sexta na capital pernambucana, é facultativa a abertura do comércio no Recife, das 9h às 17h, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020. As principais lojas do Corredor do Comércio, nos bairros de Santo Antônio e Boa Vista, estarão funcionando.
Comércio de praia
O comércio de praia segue liberado, mas cabe a cada município definir horários.
- Recife: liberado todos os dias, das 7h às 17h;
- Olinda: pode funcionar até as 18h durante todos os dias da semana;
- Jaboatão dos Guararapes: comércio e ambulantes autorizados nas praias todos os dias, das 7h às 17h;
- Ipojuca: todas as praias do município, incluindo Porto de Galinhas, têm comércio autorizado todos os dias da semana, das 8h às 17h, com respeito a protocolos.
Clubes
Os clubes sociais, no Grande Recife e Zona da Mata, podem funcionar até as 23h de segunda a sexta e 22h nos sábados e domingos. Seguem vedados, nos clubes, o uso de saunas e as apresentações de músicos ao vivo.
Cinemas, teatros, circos e museus
Na macro 1, cinemas, teatros e circos que podiam funcionar das 10h às 22h na semana, e das 10h às 21h aos sábados e domingos, agora vão poder abrir às 9h e seguir até 23h durante a semana, e das 9h às 22h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, vão poder funcionar das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. O número de pessoas permitido nesses locais, em todas as macrorregiões, passará de 100 para 200, ou 50% da capacidade do local, o que for menor.
Os museus e demais equipamentos culturais também terão a carga horária ampliada. Na Macrorregião 1, vão funcionar das 9h às 22h na semana e nos finais de semana. Antes, a regra de funcionamento era das 10h às 22h na semana, e das 10h às 21h aos sábados e domingos. Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4, estarão abertos das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. Continua valendo a regra de distanciamento social, com um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositivas internas e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.
Eventos corporativos e sociais
Os eventos corporativos tiveram capacidade ampliada para 100 pessoas (eram 50) e o horário de realização é de 8h às 22h todos os dias.
Os eventos sociais, como casamentos, aniversários e formaturas, foram liberados e têm capacidade limite de 50 pessoas e com proibição de música ao vivo. Podem ocorrer de 8h até as 23h de segunda a sexta e de 8h até as 22h aos sábados e domingos no Grande Recife e na Zona da Mata.
As flexibilizações foram anunciadas durante pronunciamentos dos secretários André Longo (Saúde), Ana Paula Vilaça (executiva de Desenvolvimento Econômico) e Rodrigo Novaes (Turismo).
Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4, os eventos sociais estarão permitidos entre 8h e 22h ao longo da semana, e das 8h às 21h aos sábados e domingos.
O número máximo de participantes permitido nos eventos, em todas as regiões, será de 50 pessoas, ou 30% da capacidade do local, o que for menor.
“Na macro 1, vão funcionar das 8h às 22h, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. Antes, podiam acontecer até às 21h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, os eventos vão poder ocorrer das 8h às 22h na semana, e das 8h às 21h nos finais de semana. O número de participantes, em todas as macrorregiões, será ampliado de 50 para 100 pessoas, ou 30% da capacidade", afirmou Rodrigo Novaes.
Especialmente para ocasiões como colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico, que já estavam permitidos, as novas regras seguem os mesmos horários dos eventos sociais, de acordo com cada macrorregião, e a capacidade permitida nos eventos corporativos. Nesse caso, alimentos e bebidas continuam proibidos. As apresentações e shows com música ao vivo, em qualquer tipo evento, também seguem suspensos.