História

Relíquia: 102 anos depois, professor encontra primeira edição do JC quase intacta

Edição inaugural do Jornal do Commercio, datada de 1919 foi encontrada por acaso e esconde mistério ainda não desvendado

Imagem do autor
Cadastrado por

Rafael Santos

Publicado em 23/07/2021 às 20:57 | Atualizado em 23/07/2021 às 22:33
Notícia
X

Quinta-feira. 3 de abril de 1919. Ganhava as ruas a primeira edição impressa do Jornal do Commercio. O mais antigo veículo de mídia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e um dos jornais mais antigos do Brasil. Mais de cento e dois anos depois, uma versão quase intacta da edição inaugural do JC foi encontrada pelo jornalista e professor Luís Boaventura, morador de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco.

Boaventura conta que a relíquia foi encontrada por puro acaso. "Uma pessoa de Vitória disse que existia umas cartas que tinham sido trocadas entre meu avô e Osman Lins [professor, escritor de romances e peças de teatro, como Lisbela e o Prisioneiro]. Minha mãe contou que se essa carta existisse estaria numa caixa deixada pelo meu pai que faleceu em janeiro", conta Luís.

Na busca pelas cartas, Boaventura encontrou manuscritos, boletins da educação básica da avó e, entre os achados, a primeira edição publicada do Jornal do Commercio, em 3 de abril de 1919.

"Dentre tantas coisas eu achei o jornal. Que até então, pra mim, era só um jornal antigo. Foi quando fui olhar na internet e percebi que a capa do primeiro JC era a mesma do exemplar que encontrei", relembra.

 

Cortesia
Primeira edição do Jornal do Commercio encontrada pelo jornalista Luís Boaventura está praticamente intacta - Cortesia

Encantado com o rico material histórico que encontrou, Luís Boaventura não esconde a alegria de ter sido 'premiado'.

"Cento e dois anos depois, encontrar esse jornal inteiro, é como se eu tivesse sido presenteado com uma honraria, enquanto jornalista, principalmente. É como se eu tivesse achado um tesouro. Agora eu vou guardar como uma lembrança não só do meu avô, como do meu pai", revela Boaventura.

 

Cortesia
Jornalista Luís Boaventura mostra, com orgulho, primeira edição do Jornal do Commercio - Cortesia

A busca do jornalista agora é por entender como a primeira edição do JC foi parar nas mãos do avô e, em seguida do pai. "O grande mistério é que meu avô nasceu em 1928 e o JC é de 1919. Eu não sei se ele adquiriu depois ou se já foi do pai dele, que foi passado de geração", explica.

JC Centenário

Em 3 de abril de 2019, o Jornal do Commercio celebrou 100 anos de circulação. Ao longo dos seus 100 anos de história, além de todo o prestígio contemplado com inúmeras conquistas e prêmios, o JC superou diversos obstáculos, como crises econômicas e censuras.

Após o período de turbulência encerrado em 1987, assumiu a Diretoria de Redação o jornalista Ivanildo Sampaio, profissional de larga experiência com passagens pela TV Globo, Revista Manchete e outros veículos nacionais. Sampaio foi um dos mais longevos diretores de redação do país, ficando à frente do JC por quase três décadas como executivo dos negócios de comunicação do Grupo JCPM.

No especial do Centenário, o empresário João Carlos Paes Mendonça resumiu a importância do trabalho à frente do JC:

"Passar dez décadas empenhando esforços, sem esmorecer, mostra a firmeza de um propósito. Ao colocar em circulação o Jornal do Commercio, em 3 de abril de 1919, os Pessoa de Queiroz – seus fundadores – estamparam na capa a necessidade de integrar o desenvolvimento da região Nordeste ao restante do País e de dar voz, naquela época, às chamadas 'classes produtoras'. Era o início de uma publicação que teria sua história marcada pela defesa do bem comum e, mais ainda, do Estado de Pernambuco. Desses cem anos de existência, falo com propriedade das três últimas décadas, período em que passei a atuar no setor da comunicação e em que assumi o desafio de levar adiante o Jornal do Commercio."

Ainda no Especial de 100 anos do JC, Ivanildo Sampaio falou sobre sua estratégia para reerguer o jornal "Quando assumi, eu não tinha com quem trabalhar. Então, eu fui até a universidade e convidei os alunos mais talentosos, segundo referências dos coordenadores do curso, para virem trabalhar comigo, como estagiários. Com isso, consegui trazer uma equipe muito talentosa de jovens", disse. Aposentado em 2015, Sampaio assumiu a coordenação do Comitê Editorial do SJCC. Conheça a história do JC clicando aqui.

JC 100% digital

Desde março de 2021 o Jornal do Commercio iniciou uma nova trajetória 100% digital. Saiu de cena o jornal impresso e permanece a notícia responsável por meio do site do JC (jc.com.br) e do aplicativo do JC para celulares e tablets. Visualmente, o leitor vai poder acessar uma versão digital igual ao desenho do impresso, simulando a leitura de páginas, de forma mais moderna e confortável.

O espaço também foi ampliado nas redes sociais. O JC tem presença forte nas principais mídias, como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Tik Tok, LinkedIn e Telegram, onde os leitores recebem as principais notícias do dia na palma da mão.

Tags

Autor