PLANO DE CONVIVÊNCIA

Com novas mudanças, confira o que abre e fecha a partir desta segunda-feira (26) em Pernambuco

O decreto que oficializou a nova fase do Plano de Convivência foi publicado no sábado (24) no Diário Oficial

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 26/07/2021 às 6:50 | Atualizado em 26/07/2021 às 8:36
Notícia
X

A partir desta segunda-feira (26), todas as atividades econômicas e sociais de Pernambuco terão horário único de funcionamento. Assim, estabelecimentos localizados no Agreste e no Sertão do Estado podem abrir e fechar as portas na mesma hora da Macrorregião I, que compreende o Grande Recife, Zona da Mata e parte do Agreste. O decreto que oficializou a nova fase do Plano de Convivência foi publicado no sábado (24) no Diário Oficial.

Segundo o documento assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB), também está liberada a retomada da presença de até 100 pessoas nas torcidas em competições esportivas, com exceção dos jogos de futebol profissional.

Com a unificação do horário de início e de término das atividades, os bares e restaurantes passam a ter autorização funcionar, em todo o estado, das 5h às 23h durante a semana e nos fins de semana e feriados. Além disso, os shoppings poderão funcionar das 9h às 22h em todos os municípios pernambucanos.

"Tudo isso graças ao avanço dos números da saúde, que permitiram que a gente pudesse tratar todo o Estado da mesma forma", afirmou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, durante a coletiva na qual as novas regras foram anunciadas, na quinta-feira (22).

Sobre a retomada da presença das torcidas em competições esportivas, a secretária explicou que, além da liberação de torcidas com até 100 pessoas nas arquibancadas, as atividades esportivas poderão funcionar até 23h todos os dias da semana. "A exceção é de jogos de futebol profissional, cujo protocolo está sendo construído", pontuou Vilaça.

Apesar da decisão do Executivo estadual, Ana Paula Vilaça reforçou que a população deve continuar seguindo todos os protocolos sanitários exigidos para evitar a proliferação do coronavírus, pois caso o número de casos volte a subir, o plano de convivência pode ser novamente endurecido.

"A gente repete o mantra do cuidado, da vacinação, da importância de tomar a primeira dose da vacina e, para aqueles que já estiverem aptos, tomar a segunda dose, pois só assim nós continuaremos avançando no controle da pandemia", declarou.

Como ficam as atividades em PE

  • Academias: Das 05h às 23h em dias de semana e das 05h às 22h nos finais de semana e feriados.
  • Serviços de alimentação, como bares e restaurantes: Das 05h às 23h qualquer dia da semana, inclusive os estabelecimentos localizados em shoppings centers; fica permitida ainda a apresentação musical com até três integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ;
  • Comércio Varejista de bairro: Das 8h às 20h nos dias de semana e 9h às 19h nos finais
    de semana e feriados.
  • Comércio Varejista de Centro: Das 8h às 20h nos dias de semana e 9h às 19h nos finais de
    semana e feriados.
  • Praia/Comércio de praia/ Ciclofaixas e calçadões: Regulamentação e fiscalização por cada município.
  • Escolas e universidades: Das 06h às 22h.
  • Atividades esportivas: liberada a retomada da presença de até 100 pessoas nas torcidas em competições esportivas, com exceção dos jogos de futebol profissional. Podem ocorrer até às 23h.

A covid-19 no Estado

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) mostram que Pernambuco registrou, nesse domingo (25), 945 novos casos de covid-19 e 17 óbitos, ocorridos entre 9 de abril de 2021 e 24 de julho de 2021. Com isso, o Estado totaliza 585.614 casos de infecção pelo novo coronavírus e 18.616 mortes pela enfermidade até o momento.

Os números da SES-PE mostraram ainda que continua estável a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pelos pacientes que apresentam Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) como consequência da covid-19. Nesse domingo, a rede pública de hospitais estava com 1.491 leitos de UTI com uma ocupação de 50% e nos 1.116 leitos de enfermaria este percentual chegou a 43%, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Os percentuais são quase os mesmos do sábado (24). No entanto, na comparação com o último dia 25, se percebe uma queda. Há um mês, os 1.812 leitos de UTIs da rede do SUS tinha 79% de ocupação, enquanto os 1.261 leitos de enfermaria estavam 62% ocupados na rede pública.

Os especialistas dizem que é preocupante quando os leitos de UTI ultrapassam 70% de ocupação. Está diminuição significa que menos pessoas estão desenvolvendo os sintomas graves da doença e precisando de hospitalização.

Rede particular

Na rede particular de hospitais, dos 251 leitos de UTI destinados aos pacientes graves, 51% estavam ocupados e dos 137 de enfermaria, 31% estavam com pacientes neste domingo (25). Isso já é um reflexo do avanço da vacinação.

Em Pernambuco, já completaram o esquema de imunização 1.526.725 pessoas, incluindo 1.362.846 pessoas que receberam as duas doses da vacina e outros 163.879 pernambucanos que foram contemplados com o imunizante em dose única.

Tags

Autor