Covid-19: Recife reforça expectativa de vacinar toda população adulta até setembro
Atualmente, a cidade está vacinando o público geral a partir dos 23 anos
A secretária-executiva de Planejamento da Secretaria de Saúde do Recife, Yluska Reis, declarou, nesta terça-feira (3), que a capital pernambucana prevê que toda população adulta da cidade tenha recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19 até o mês de setembro. A afirmação se dá no mesmo dia em que o município anunciou a ampliação da campanha de imunização contra a doença para pessoas a partir de 23 anos de idade e que irá tentar autorização para começar a vacinar menores de 18 anos ainda neste mês de agosto.
"A previsão é de que daqui a um ou dois meses toda a população adulta esteja vacinada com pelo menos a primeira dose. Vamos avançar para começar a vacinar a população com menos de 18 anos", declarou a secretária em entrevista à Rádio Jornal.
Em pouco mais de duas semanas, o Recife já reduziu por quatro vezes a idade do público geral para vacinação. Em 19 de julho, por exemplo, foi anunciado que pessoas a partir de 34 anos poderiam se imunizar na cidade. Já no dia 23 do mesmo mês, foi anunciada uma nova ampliação: para moradores a partir de 31 anos. Na última sexta-feira (30), por sua vez, o Recife liberou a vacinação para pessoas com idade a partir de 28 anos.
Segundo a secretária, a capital pernambucana planeja manter o andamento da imunização. "Provavelmente a gente vai continuar em ritmo avançado de vacinação. A gente analisa os estoques, quantidade de vacinas a serem recebidas e os agendamentos" declarou.
Aproximadamente 11 mil pessoas são vacinadas diariamente contra a covid-19 (média da última quinzena) no Recife. O município já imunizou, com ao menos uma dose, 73,76% do público-alvo total da campanha contra o coronavírus. O índice representa 853.245 pessoas que já iniciaram a proteção. A cidade tem 1.237.614 pessoas acima dos 18 anos que estão aptas a receber a vacina.
Novo público
Pessoas com idades a partir de 23 anos podem se vacinar na capital pernambucana a partir de hoje. Segundo a prefeitura da cidade, mais de 131 mil pessoas fazem parte deste grupo e serão contempladas com a imunização. O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site do Conecta Recife ou do aplicativo com o mesmo nome, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.
O público geral com 23 anos ou mais deve anexar no ato do agendamento cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência no nome da pessoa que vai tomar a vacina. Essa documentação também deve ser apresentada no dia agendado para vacinação. O sistema apresentou instabilidade na noite de ontem devido à alta procura.
Vacinação de menores
O município do Recife quer vacinar pessoas com menos de 18 anos contra a covid-19 ainda nesse mês de agosto. De acordo com o prefeito João Campos, na próxima reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE), o gestor irá solicitar o início da imunização para pessoas menores de idade.
"A gente vai pedir na próxima reunião da CIB, que define o procedimento de abertura de grupos e fases de vacinação do estado, que a gente possa ter autorização para, a partir de agosto, baixar a idade para pessoas com menos de 18 anos. Então a gente tem a expectativa que esse mês vai ser um mês de grande sucesso da vacinação, e com essa autorização a gente poderá baixar para pessoas com menos de 18 anos", explicou João Campos. A CIB-PE reúne gestores estaduais e municipais de saúde de todo o Estado e pactua resoluções referentes à vacinação no Estado.
Veja quem já pode se vacinar no Recife
- Trabalhadores da Indústria e da Construção Civil e Correios (com 29 anos ou mais);
- Trabalhadores de assistência social;
- Caminhoneiros;
- Forças de segurança e salvamento;
- Trabalhadores da Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores da educação dos ensinos Básico;
- Profissionalizante e Superior, de instituições públicas ou privadas;
- Trabalhadores dos transportes rodoviário, aéreo, metroviário, ferroviário e portuário;
- Gestantes e puérperas do Recife e de outros municípios;
- Pessoas com comorbidades
- Trabalhadores da saúde.
Onde se vacinar no Recife
Desde o início da campanha, houve ampliação de nove para 26 pontos de vacinação na cidade – dos quais 12 são centros e 14 são pontos de drive-thru.
Centros de vacinação
- UniNassau, nas Graças;
- Unicap, na Boa Vista;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- UPA-E do Ibura.
- Apolo 235, Bairro do Recife
- Sest Senat, Porto da Madeira;
Drive-thrus
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- Geraldão, na Imbiribeira;
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
- Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
- BIG Bompreço de Boa Viagem;
- BIG Bompreço de Casa Forte;
- Unicap, Boa Vista;
- Carrefour, Torre
- SEST/SENAT, Porto da Madeira.