Prêmio

Cinthya Leite, do JC, é eleita uma das 25 jornalistas de saúde mais admiradas do Brasil

A colunista do JC é a única profissional de um veículo de comunicação do Nordeste a figurar no ranking

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 19/08/2021 às 21:25 | Atualizado em 20/08/2021 às 11:04
Notícia
X

A jornalista Cinthya Leite, titular da coluna “Saúde e Bem-Estar" do Jornal do Commercio, foi eleita uma das 25 jornalistas mais admiradas do Brasil pelo Prêmio Einstein Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar. Além de figurar no ranking nacional, a repórter e colunista do JC foi escolhida uma das três mais admiradas da Região Nordeste, sendo a única de um veículo pernambucano.

O prêmio é realizado pelo Portal dos Jornalistas e por Jornalistas&Cia em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e teve seu resultado divulgado nesta quinta-feira (19). O objetivo da premiação foi escolher os jornalistas mais influentes da área de saúde e bem-estar de cada região e de todo País. A escolha aconteceu por votação direta junto aos jornalistas, profissionais de comunicação e áreas afins.

O evento de premiação online está marcado para 9 de setembro, quando serão conhecidos os veículos e os jornalistas campeões das cinco regiões; e os TOP 5 Brasil, entre os jornalistas.

Para Cinthya, o prêmio é motivo de orgulho. "Este prêmio é um grande reconhecimento para nós que dedicamos o nosso dia a dia para fazer do jornalismo mais do que uma profissão, pois a nossa atividade é permeada o tempo todo pela confiança de que temos um papel social imenso como repórter de saúde", destaca a profissional que, com as duas premiações citadas acima (nacional e regional), chega ao 29º prêmio da sua carreira.

Cinthya destaca a importância e a função social do jornalismo durante a pandemia de covid-19, para que as informações cheguem de forma clara até a população. "Especialmente neste momento de pandemia, seguimos com a missão de que noticiar não é apenas passar uma informação adiante de qualquer forma. Buscamos entender o contexto social do binômio saúde/doença, traduzimos dados e questionamos fatos, por mais claros que eles possam parecer e, dessa forma, compartilhamos a informação de forma mais didática e objetiva possível para os nossos leitores. Informação correta salva vidas, e o Prêmio Einstein desponta exatamente para ratificar esse preceito", enfatiza.

Cinthya Leite é doutoranda em Saúde Pública pela Fiocruz Pernambuco (Instituto Aggeu Magalhães) e mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Pernambuco. Ela está no JC desde 2003, onde atua como repórter e colunista. Foi criadora e editora do Casa Saudável (www.casasaudavel.com.br), blog do NE10.

"Eu quero muito agradecer a todos os meus colegas de profissão, a todos que dedicaram um pouco do seu tempo para participar da votação e especialmente a toda a minha família, que nunca me deixou desistir de sonhar", finaliza a jornalista.

Tags

Autor