VIOLÊNCIA

Moradores da Madalena, no Recife, estão apavorados com assaltos às residências

Bandidos começam a circular a partir das 22 horas em algumas ruas da Madalena, zona oeste do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 22/08/2021 às 17:33 | Atualizado em 04/02/2022 às 10:30
Notícia
X

Moradores do Bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, estão apavorados com a violência. A partir das 22 horas, os ladrões começam a sua atuação, andando livremente pelo bairro, segundo moradores. Até o visual das casas já mudou. Muitas residências colocaram cerca elétrica nos muros.  "Não adianta nada. Eles cortam a cerca com o alicate e entram. No sábado (21), às 17 horas, levaram o carro de uma moça aqui próximo. Só esperaram ela entrar no veículo, pra assaltar", diz o aposentado H.M., que preferiu não se identificar e mora no bairro há 20 anos.

 >> Casa modernista é saqueada na Madalena

Há 10 dias, os bandidos tentaram entrar na casa do aposentado, chegaram a danficiar o vasculhante, mas não conseguiram. Eles levaram apenas o refletor da área externa da residência. "Nesta mesma noite, arrombaram a garagem do vizinho e levaram a bicicleta dele que estava na garagem. Aqui, não há segurança nenhuma. Só somos meros pagadores de impostos", lamenta o aposentado, acrescentando que o único lugar do bairro que tem segurança 24 horas é as imediações "da casa do governador, na Beira Rio". A bicicleta do filho dele também foi levada por um ladrão que estava armado na Avenida Beira Rio. 

O aposentado afirmou ainda que é comum ver os bandidos andando na rua levando objetos grandes, como um gelágua. Ele diz que tanto ele como os vizinhos já cansaram de ligar para a PM. "A resposta é sempre aquela clássica que tem poucas viaturas, mas vai mandar a mais próxima para o local. Essas viaturas nunca chegam. Estamos abandonados. Neste bairro, sempre houve um robou aqui, outro ali, mas agora é constante", conclui.

Segundo o aposentado, quando os bandidos não conseguem entrar nas casas, levam o que estiver na área externa como refletores e bombas de água. A atuação da gangue citada pelo aposentado ocorre mais nas imediações da Rua Dr. José Marcelino e Carlos Estevão, ambas próximas a GPCA da Madalena. 

RESPOSTA

Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar de Pernambuco  (PMPE) informa que "tem mantido o policiamento na Madalena através do 13º Batalhão, que lança diariamente Guarnições Táticas, que contam com o apoio e recobrimento de motopatrulheiros e Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI). Inclusive, neste mês, houve uma redução de 58% nos índices de CVP (Crimes Violentos contra o Patrimônio) na área em relação ao mês de Julho de 2021". O roubo as casas se enquadra dentro do CVP.

A assessoria de imprensa da PMPE considera "a importância de ligar para o 190, no momento da ocorrência ou prestar uma queixa na Delegacia de Polícia Civil para as investigações acerca de tais roubos e furtos. Diante da denúncia, o comandante intensificará as rondas na localidade".

Tags

Autor