OPERAÇÃO

Polícia Civil mira suspeitos de fraude a licitação e lavagem de dinheiro em Pernambuco

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos nos municípios do Recife, Gravatá, Chã Grande, Amaraji e Gameleira

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 24/08/2021 às 7:33 | Atualizado em 24/08/2021 às 18:09
Notícia
X

Conteúdo atualizado às 17h10

Com informações do repórter Michael Carvalho, da TV Jornal

Cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Única da Comarca de Amaraji, estão sendo cumpridos por cerca de 35 policiais civis nesta terça-feira (24) nos municípios do Recife, Gravatá, Chã Grande, Amaraji e Gameleira, todos em Pernambuco.

A operação, denominada "Sequência Real II" é vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e faz parte de investigação iniciada em maio de 2019, que tem o objetivo de identificar e desarticular organização voltada aos crimes de peculato, fraude à licitação, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. 

"Apurou-se que gestores públicos estão envolvidos no esquema criminoso, como o ex-prefeito de Amaraji, a ex-presidente da Câmara de Vereadores do mesmo município, o ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Gameleira. Também foi apurado que a atual prefeita de Amaraji está envolvida nas transações bancárias e intermediárias dessa possível lavagem de dinheiro", disse a delegada Isabela Veras.

Ainda segundo a delegada, a polícia verificou que houve licitações sem documentação por parte da prefeitura de Amaraji. " Na época, o ex-prefeito realizou diversas licitações na modalidade convite, no qual o órgão público tem que convidar, no mínimo, três pessoas. A polícia verificou que sempre eram convidadas as mesmas pessoas, com uma forma de rodízio, que sempre consagrava como vencedor o mesmo advogado. As licitações eram voltadas para serviços de assessoria jurídica", falou.

Na ação foram apreendidos objetos, como documentos de propriedades de bens móveis e imóveis, de transações bancárias, notebooks, aparelhos celulares, arma de fogo e munições não registrada", falou a delegada, que inda ressaltou que há relação entre as pessoas que atuavam nos municípios de Amaraji e Gameleira. Os materiais pendentes serão analisados e a arma será encaminhada para a perícia. O inquérito policial será encaminhado à Justiça de Pernambuco.

As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB/PCPE). Os detalhes da operação serão divulgados pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil ao longo desta terça e a matéria será atualizada.

Procurada, a Prefeitura de Amaraji informou que no momento não irá se pronunciar, porque, nessa segunda-feira (23), faleceu o secretário de Cultura, Esportes, Turismo e Juventude da cidade, Valmir Soares, e o órgão está resolvendo questões de velório e sepultamento do corpo.

Tags

Autor