VACINA

Covid-19: Pernambuco recebe mais de 200 mil doses da CoronaVac

De acordo com o Governo do Estado, a remessa será destinada ao avanço da imunização por faixa etária

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 26/08/2021 às 19:08
Notícia
X

Chegou a Pernambuco um novo lote da vacina contra covid-19 CoronaVac, na tarde desta quinta-feira (26), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. Foram enviadas ao Estado 214,6 mil unidades do imunizante. A remessa será destinada ao avanço da imunização por faixa etária, garantido a primeira e a segunda dose, segundo o governo de Pernambuco.

O lote foi encaminhado à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para verificação, armazenamento e separação para os municípios. Após esse procedimento, os imunizantes serão entregues às Gerências Regionais de Saúde (Geres), na madrugada desta sexta (27).

“Cerca de 65% da população entre 18 e 59 anos já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Queremos garantir que todos os inclusos nessa faixa etária tenham acesso ao imunizante, e que completem o esquema vacinal, com as duas doses. Esse novo lote vai nos ajudar a avançar ainda mais na proteção dos pernambucanos”, enfatizou o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Pernambuco já recebeu 9.607.860 de doses de vacina contra covid-19. Desse total, foram 4.059.270 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 3.429.280 da Coronavac/Butantan, 2.010.060 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

Vacinação em grupos prioritários

Na semana passada, Pernambuco deu início à vacinação contra a covid-19 dos adolescentes com deficiência permanente, com comorbidades ou privados de liberdade, assim como gestantes e puérperas (no puerpério remoto – até um ano), todos na faixa 12 aos 17 anos. De acordo com o governo estadual, a decisão foi pactuada pela câmara técnica da Comissão Intergestora Bipartite, sendo publicada nesta terça-feira (17), e segue o que foi determinado pela Lei Federal 14.190 de 29 de julho de 2021, que incluiu essa população como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. As primeiras doses para esse público estão inclusas no lote de imunizantes da Pfizer/BioNtech. 

Pernambuco libera shows com até 1200 pessoas

Com o avanço da vacinação, o Governo de Pernambuco anunciou, nessa quarta-feira (25), novas flexibilizações no funcionamento de eventos culturais a partir do dia 30 de agosto. Uma das medidas anunciadas pelo governo foi a liberação de shows com até 1.200 pessoas ou 50% da capacidade do espaço do evento, prevalecendo o que for menor.

Apesar da variante delta, cepa mais transmissível do coronavírus, estar em circulação, a gestão estadual decidiu realizar a liberação para shows. Os realizadores do evento deverão pedir autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, em seguida, se houver o aval do governo, promover a festa. Haverá prioridade para pessoas vacinadas, seja com duas doses ou apenas uma, nos eventos.

Veja as regras para shows em Pernambuco em meio à pandemia:

O governo liberou a solicitação para eventos-teste de até 1.200 pessoas ou 50% da capacidade do local, valendo o que for menor.

No show, o público deve ficar sentado e com obrigatoriedade de uso de máscara, salvo quando não estiver consumindo comida ou bebida.

80% dos ingressos deverão ser vendidos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou uma dose, no caso de vacina de dose única. Os demais 20% serão para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

O público deve realizar o teste RT-PCR, entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, de responsabilidade da produção/organização.

Os eventos-teste poderão ter duração de, no máximo, 7 horas com horário até 0h (meia-noite).

 

Tags

Autor