PUBLIEDITORIAL

Saiba como chegar a um acordo no seu processo trabalhista e outras ações do TRT6

Tribunal que julga causas trabalhistas em Pernambuco promove campanhas de incentivo à conciliação, doa computadores para outros órgãos, avança com a retomada das atividades presenciais, detalha economia com energia elétrica, água e papel e promove campanha da Ouvidoria

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 29/08/2021 às 9:13
Patrocinada
X

O TRT6 instituiu e regulamentou a Fase 4 do plano gradual de retorno dos serviços presenciais, que entra em vigor no dia 1º de setembro. Com exceção de quem está no grupo de risco, está previsto o retorno dos/as servidores/as após 21 dias da conclusão do processo de imunização. Será possível, a critério do gestor de cada unidade, o comparecimento de até 90% dos/das servidores/as. O expediente presencial e de atendimento ao público permanece das 8h às 14h, havendo complemento da jornada presencialmente ou via trabalho remoto. O atendimento continua sendo, prioritariamente, por meio telepresencial e via Balcão Virtual, com possibilidade de agendamento para o caso de necessidade presencial.

TRT6 doa equipamentos de informática

O TRT6 doou, este mês, centenas de equipamentos a três instituições públicas. A Faculdade de Ciências da Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (Fcap/UPE) recebeu 40 CPU’s para os/ as estudantes usarem. Já o 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado vai utilizar os 50 computadores que recebeu para realizar atividades administrativas. Por fim, a cidade de Moreno ganhou 51 CPU’s, três mesas e cerca de 90 caixas bibliográficas. A prefeitura e a UPE usarão os equipamentos para montar laboratórios de informática para alunos, já o esquadrão os utilizará para demandas administrativas. Os itens estavam sem uso no Tribunal e estão avaliados em cerca a de R$ 200 mil.

Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista

O CSJT e o TST, em parceria com os TRTs de todo o Brasil, vão promover, de 20 a 24 de setembro, a Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista. De forma inédita, os dois eventos anuais, de conciliação e execução, serão realizados em conjunto pela Justiça do Trabalho com o objetivo de buscar a solução consensual e adequada para os conflitos trabalhistas e garantir a efetiva quitação do que foi garantido em juízo. O/a jurisdicionado/a interessado pode acessar a aba “Quero conciliar” no portal do TRT6, onde constam o Whatsapp, e-mail e telefones disponíveis.

Mediação pré-processual no TRT6

Foi regulamentado, no último dia 5, o procedimento para solicitar designação de audiências de mediação e conciliação pré-processual (RPP) nos Centros de Conciliação (Cejusc’s) de 1º Grau. As normas estão previstas na Portaria TRT6-GVP NUPEMEC nº 04/2021, expedida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT6. Ao solicitar uma audiência de mediação e conciliação pré-processual no PJe, as partes devem utilizar a classe ‘RPP’ (Reclamação Pré-Processual), direcionando ao Cejusc com competência territorial, ou encaminhar sua solicitação ao Tribunal por meio dos canais eletrônicos de comunicação (e-mail, whatsapp e ‘Quero Conciliar’ no portal do TRT6).

Economia de energia, serviço de água e esgoto e papel

O TRT6 registrou economia no consumo de energia elétrica, água, esgoto e papel no primeiro semestre de 2021, comparado com o mesmo período do ano passado. A utilização de energia elétrica reduziu 7,5% e os serviços de água e esgoto reduziram impressionantes 40%. Já o uso de resmas de papel foi 25,8% menor, conforme levantamento dos indicadores do Plano de Logística Sustentável, realizado pelo Setor de Gestão Socioambiental. O Regional tem investido em instalações de energia solar e já adaptou três Fóruns Trabalhistas com a tecnologia, iniciativa que contribuiu para os bons resultados. A implementação do Processo Judicial eletrônico (PJe), do Processo Administrativo eletrônico (Proad) e do e-Carta também otimizaram os dados, uma vez que os processos judiciais e os expedientes administrativos passaram a tramitar digitalmente, sem a necessidade de impressão.

Boas práticas merecem elogios

A Ouvidoria do TRT6 lançou a campanha Boas práticas merecem elogios, que tem por objetivo mostrar como o/a cidadão/ã demonstra sua satisfação com os serviços prestados pela Justiça do Trabalho de Pernambuco. Além disso, visa valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido por aqueles/as que fazem o Regional. É possível registrar um elogio preenchendo o formulário eletrônico da Ouvidoria, disponível no portal do TRT6. Os demais canais da Ouvidoria seguem disponíveis: 0800 722 4477 / (81) 3225-3210 / (81) 99196-4815 / [email protected].

Tags

Autor