A Capela de Santa Terezinha, localizada no bairro do Derby, área central do Recife, foi invadida e saqueada na madrugada desta segunda-feira (16). O crime foi divulgado pelo perfil da igreja em uma rede social. Os criminosos levaram dinheiro de doações, computadores, materiais de som e outros objetos que seriam doados à caridade.
De acordo com a advogada da paróquia, Sumaya Gouveia, em entrevista à TV Jornal, os criminosos teriam entrado por um vitral, que ficou parcialmente destruído. “Como fiel, eu estava me dirigindo à capela hoje pela manhã. Quando cheguei, estavam o padre junto com outras pessoas observando o ambiente notoriamente violado. Graças a Deus, o sacrário não foi violado. Tomamos as providências junto à Polícia Militar e Civil e, agora, estamos tomando as medidas judiciais cabíveis”, relatou.
Segundo Sumaya, a capela irá precisar de doações para se reerguer dos desdobramentos do arrombamento. “Na parte interna e externa, no meio onde foi utilizado para entrar, houve destruição de obstáculos. Os valores dos objetos destruídos estão sendo apurados. Mas com certeza a capela vai precisar de ajuda”, enfatizou.
O que diz a polícia
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que não teve registro da ocorrência sobre a invasão. Quanto ao policiamento no bairro, a PM informou que realiza guarnições táticas, diuturnamente, além de contar com reforços. Já a Polícia Civil informou que registrou, nesta segunda, pela internet, ocorrência desse e de outros furtos no bairro do Derby. Segundo a nota, a investigação foi iniciada e segue até completa elucidação do fato.
Leia a nota da Polícia Militar
A Polícia Militar informa que não teve registro da ocorrência. Quanto ao policiamento no bairro do Derby é realizado por Guarnições Táticas, diuturnamente, além de contar com o reforço do Programa de Jornada E xtra de Serviço (PJES), Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) e motopatrulheiros. O comandante da unidade tomou conhecimento da demanda e intensificará as rondas na localidade. Alertamos da importância de ligar para o 190, no momento da ocorrência ou prestar uma queixa, posteriormente, na Delegacia de Polícia Civil. Essas informações são necessárias para ajustes do planejamento operacional.
Leia a nota da Polícia Civil
A Polícia Civil de Pernambuco informa que registrou, no dia 16 de agosto, na Delegacia pela Internet, ocorrência de outros furtos, no bairro do Derby, Recife, Pernambuco. Segundo relato, na madrugada do dia 16 de agosto, o Oratório Particular Santa Terezinha de Menino Jesus foi invadido e alguns objetos foram furtados do seu interior. A investigação foi iniciada e segue até completa elucidação do fato.