PREMIAÇÃO

Cinthya Leite, do JC, é Top 3 Brasil no Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar

Cinthya ainda foi campeã da região Nordeste e, com isso, alcançou um duplo reconhecimento nesta premiação

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 09/09/2021 às 16:54 | Atualizado em 09/09/2021 às 17:12
Notícia
X

A repórter e colunista Cinthya Leite, deste JC, é Top 3 Brasil no Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar. O anúncio foi feito, no início da tarde desta quinta-feira (9), durante evento online de premiação que revelou os cinco jornalistas no ranking nacional, além dos campeões regionais e das nove categorias de veículos. Além disso, Cinthya também foi campeã da região Nordeste e, com isso, alcançou um duplo reconhecimento nesta premiação. O comando do evento ficou a cargo dos apresentadores Fernando Rocha e Fátima Turci.

Foram eleitos +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem Estar 33 jornalistas de todo o País e das mais diferentes plataformas. Todos vão receber certificados.

Mas, entre eles, ainda houve, como surpresa do evento, os profissionais nacionais e regionais, assim como os veículos de comunicação que subiriam ao pódio simbólico da premiação para a conquista dos troféus. A peça foi concebida e produzida pelo designer gráfico Nilson Santos.

Os vencedores dos TOP 5 Brasil foram:

1º) André Biernath (BBC News)
2°) Claudia Collucci (Folha de S.Paulo)
3°) Cinthya Leite (Jornal do Commercio/PE)
4°) Amanda Milléo (Gazeta do Povo/PR)
5°) Carolina Marcelino (CNN)

Também vão receber o troféu de +Admirado os campeões regionais. Entre eles, estão Claudia Collucci e Cinthya Leite, que receberam um duplo reconhecimento, pois foram eleitas também as +Admiradas, respectivamente, das regiões Sudeste e Nordeste. Os três outros vencedores regionais foram: Centro-Oeste – Rebeca Borges (Metrópoles Brasília); Norte – Daniela Branches (TV Globo Amazonas); Sul – Larissa Roso (Zero Hora – Rio Grande do Sul). Além deles, Mariana Varella (Portal Drauzio Varella) foi eleita a +Admirada Colunista de Saúde e Bem Estar do Brasil.

Eduardo Ribeiro, diretor do Portal dos Jornalistas e um dos idealizadores da premiação, lembrou a importância de ter um nome como o do Einstein engrandecendo a iniciativa e do esforço na organização, que acabou envolvendo toda a equipe de comunicação do hospital e da própria Jornalistas Editora. “Foi muito bonito acompanhar todo o ciclo da premiação, desde a definição da metodologia à implementação da plataforma de votação, passando pela divulgação, pelas ideias e pela relevante aderência dos jornalistas e dos profissionais de comunicação, que deram ao prêmio um colorido especial e de muita emoção. Nunca vimos os jornalistas que cobrem um setor tão importante receberem uma homenagem como essa. Foi realmente especial, um evento de grande envergadura, que entra para nossa história de quase 26 anos”, disse Eduardo.

Para Cinthya, o prêmio chega para homenagear os profissionais da comunicação que têm se dedicado diuturnamente à cobertura da Saúde. "É um grande reconhecimento para nós que dedicamos o nosso dia a dia para fazer do jornalismo mais do que uma profissão, pois a nossa atividade é permeada o tempo todo pela confiança de que temos um papel social imenso como repórter de saúde", destaca a jornalista, que chega ao 27º prêmio da sua carreira.

Cinthya destaca a importância e a função social do jornalismo durante a pandemia de covid-19, para que as informações cheguem de forma clara até a população. "Especialmente neste momento, seguimos com a missão de que noticiar não é apenas passar uma informação adiante de qualquer forma. Buscamos entender o contexto social do binômio saúde/doença, traduzimos dados e questionamos fatos, por mais claros que eles possam parecer e, dessa forma, compartilhamos a informação de forma mais didática e objetiva possível para os nossos leitores. Informação correta salva vidas, e o Prêmio Einstein desponta exatamente para ratificar esse preceito", enfatiza.

Cinthya Leite é doutoranda em Saúde Pública pela Fiocruz Pernambuco (Instituto Aggeu Magalhães), mestre em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem especialização em gerontologia. Ela está no JC desde 2003, onde atua como repórter e colunista. Foi criadora e editora do Casa Saudável (www.casasaudavel.com.br), blog do NE10. Atualmente está à frente do podcast Escute Aí Saúde, disponível no Spotify e demais plataformas.

"Eu quero muito agradecer a todos os meus colegas de profissão, a todos que dedicaram um pouco do seu tempo para participar da votação e especialmente a toda a minha família, que nunca me deixou desistir de sonhar", finaliza a jornalista.

Tags

Autor