URBANISMO TÁTICO

Recife implanta reformas de urbanismo tático em dois cruzamentos no bairro do Prado, na Zona Oeste

Agora os veículos que passarem pelas vias farão um caminho em zigue-zague, o que leva eles a reduzirem a velocidade para 30 km/h

Gabriel Inácio
Gabriel Inácio
Publicado em 10/09/2021 às 17:36
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Daniel Tavares/PCR
A ampliação também aconteceu na área dos pedestres - FOTO: Daniel Tavares/PCR
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Dois cruzamentos no bairro do Prado, na Zona Oeste do Recife, foram readaptados para reduzir o índice de sinistros de trânsito com vítimas no local. Os motoristas e pedestres que passarem pelos cruzamentos da Rua Padre Teófilo Tworz, na altura das ruas Santa Edwirgens e Carlos Gomes vão notar o aumento na área de perdestes e a redução da velocidade para 30km/h na área.

Agora, os veículos que passarem pelas vias farão um caminho em zigue-zague, o que leva eles a reduzirem a velocidade. Outra mudança será o estreitamento da calha viária e a inauguração de cinco novas travessias para perdestes no local.

As mudanças feitas nas vias são um 'urbanismo tático' que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), desenvolveu para a região com o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária. Segundo os dados da CTTU, entre 2017 e 2020, a Rua Padre Teófilo Tworz registrou nove sinistros de trânsito com vítimas. Nas outras 30 áreas a redução dos sinistros com vítimas, chegou a redução de 41%. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas, entre janeiro e fevereiro de 2019 e, de 2020.

"Ampliar a área de pedestres é essencial e se a gente aumenta o espaço para o pedestre, a redução da velocidade é necessária para promover ainda mais segurança para todos", destaca Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

 

 

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