FISCALIZAÇÃO

Por desrespeito a medidas contra covid-19, Procon Pernambuco autua e interdita bares do Grande Recife

Além do Procon, diversos órgãos públicos, como Apevisa, Polícia Militar e CTTU participaram da ação

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 13/09/2021 às 7:56 | Atualizado em 13/09/2021 às 8:14
Notícia
X

O último fim de semana foi marcado por autuações e interdições de estabelecimentos pelo Procon Pernambuco. O órgão de defesa do consumidor fiscalizou cerca de 45 bares e restaurantes da Região Metropolitana do Recife (RMR) para cumprimento das medidas sanitárias que visam prevenir o contágio por covid-19. Além do Procon,  a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Dircon e CTTU participaram da ação.

Na sexta-feira (10), o bar Seu Lessa, localizado no Arruda, Zona Norte da capital pernambucana, foi interditado pelos fiscais por descumprimento dos protocolos sanitários, determinados em decretos estaduais. No estabelecimento, os fiscais encontraram muitos consumidores sem máscara e sem praticar o distanciamento social. Em Caetés I, na cidade de Abreu e Lima, no Grande Recife, o Quintal 191 Bar e Grill foi autuado por fiscais por funcionar fora do horário permitido.

No município de Paulista, também na Região Metropolitana, durante a noite do sábado (11), os bares Hangar da Breja e o Seu Birita foram autuados e interditados pelo Procon por estarem com aglomerações e com consumidores sem fazer o uso da máscara corretamente. Foi constatado pelos fiscais que havia consumidores em pé, que não praticavam o distanciamento social. Além disto, os bares estavam em funcionamento após horário determinado pelo decreto estadual. Na Zona Norte do Recife, no bairro do Poço da Panela, o U.Bar foi multado por estar com consumidores em pé e sem fazer o uso da máscara corretamente.

Já no domingo (12), os estabelecimentos: Tardizinha Premium Bar; Boteco do Cheff e o Guaiamundo do Forte, todos localizados em Paulista, no litoral norte, foram multados pelo Procon-PE por descumprimento das medidas de proteção. A equipe constatou que nos locais havia consumidores circulando sem fazer o uso da máscara de proteção.

Balanço

De janeiro até o momento, mais de 1.730 bares e restaurantes foram fiscalizados pelo Órgão de Defesa do Consumidor. Deste número, cerca de 400 receberam auto de constatação e 113 foram interditados.

Tags

Autor