INTERVENÇÃO

Fim dos problemas? Estrada da Muribeca, no Grande Recife, começa a ser requalificada nesta segunda (13)

Segundo o governo do Estado, as obras devem durar dez meses, indo até julho de 2022

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Marcelo Aprígio

Publicado em 13/09/2021 às 10:52 | Atualizado em 13/09/2021 às 11:38
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A Estrada da Muribeca, como é conhecida a Rodovia PE-017, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, ganha um novo capítulo na sua história e recebe, a partir desta segunda-feira (13), obras de restauração, cujo investimento gira em torno de R$ 30 milhões. As intervenções são realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) e fazem parte das ações do Plano de Retomada, lançado em agosto pelo Governo do Estado.

Também conhecida como Eixo da Integração da Muribeca, a estrada é uma das vias mais importantes do município porque é o principal acesso a Jaboatão Centro a partir do bairro de Prazeres. Corta os bairros de Muribeca Guararapes, Jardim Muribeca, Muribequinha e chega à área central de Jaboatão Centro. Ao todo, são 12 quilômetros de extensão compreendidos entre a BR-101 e a PE-007, por onde cerca de 24 mil veículos circulam diariamente.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), pasta responsável pelas intervenções, as obras na rodovia incluirão os serviços de requalificação da rede de drenagem, pavimentação, iluminação e sinalização em toda sua extensão. A execução dos trabalhos tem duração prevista de dez meses. Ou seja, devem acabar em julho de 2022, se não houver atrasos no cronograma.

Insegurança e medo

A expectativa é que a restauração da PE-017 restabeleça as características funcionais e estruturais da rodovia para garantir condições adequadas de trafegabilidade, segurança e conforto para os usuários. Esse é um pedido antigo de quem depende da via. Em abril de 2021, a série de reportagens “JC nas estradas” reuniu depoimentos de moradores, motoristas e especialistas sobre a insegurança da Estrada da Muribeca. Uma dessas pessoas foi Rebeca Santos, que mora e trabalha na região.

Ela recebeu a reportagem com uma lista de equipamentos para a bicicleta que há meses ensaia comprar. Mas não o faz por medo de trafegar na rodovia, mesmo morando há um quilômetro de onde trabalha. “Queria economizar a passagem, que está cara. Mas tenho medo. Já tive um vizinho atropelado e morto pedalando. Por essa estrada, o melhor é passar de carro ou ônibus. É muito perigosa”, disse à época.

De fato, a Estrada da Muribeca dá medo. Principalmente os seis primeiros quilômetros a partir da interseção com a BR-101, até o aterro sanitário CTR Candeias. A partir daí, vira uma via quase rural e, apesar de também não contar sequer com acostamento, tem um volume menor de veículos, o que reduz os riscos de eventos de trânsito (colisões e atropelamentos). Mas antes, é um conflito só. Aliás, são diversos conflitos acontecendo a cada minuto e colocando em risco a vida da população que reside às margens e no entorno da rodovia, dependendo exclusivamente dela para acessar o litoral de Jaboatão e cidades como Recife e Cabo de Santo Agostinho, por exemplo.

Sobrecarga

Outro aspecto importante que deve receber solução na restauração é o impacto da sobrecarga dos veículos pesados que trafegam na rodovia. Pela característica industrial dos primeiros seis quilômetros e sendo o acesso ao aterro sanitário CRT Candeias, que processa o lixo da RMR, a PE-17 recebe muitos veículos transportando mais peso do que deveriam. “Se esse aspecto não for cuidado, todo o dinheiro investido no projeto de restauração será perdido. Podemos dizer, com segurança, que pelo mil viagens de caminhões são realizadas diariamente na rodovia", advertiu em abril Stênio Cuentro, vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE).

Por isso, segundo a Seinfra, além de assegurar segurança para os usuários do corredor com as intervenções, as obras também capacitarão a pista para resistir aos esforços oriundos do intenso tráfego de veículos e dos efeitos climáticos. A partir da implantação de dispositivos hidráulicos como: sarjetas; valetas de proteção; meio-fio; entradas e descidas d’água e dissipadores de energia, será feita a recuperação do sistema de drenagem superficial e a implantação do sistema de drenagem subsuperficial, garantindo, assim, maior vida útil ao pavimento e às obras de arte (pontes) existentes na pista.

Para dar mais eficiência, agilidade e segurança ao tráfego de veículos e pedestres na rodovia, o projeto de sinalização da Estrada da Muribeca contempla a implantação de sinalização horizontal e vertical ao longo da pista. O sistema será composto por placas informativas e pintura no pavimento.

A PE-017 ainda contará também com um sistema de iluminação pública, por meio da instalação de iluminação em LED que irá contemplar as travessias urbanas e os acessos situados ao longo de toda a via, proporcionando melhores condições de visibilidade noturna aos motoristas, principalmente nos locais críticos como pontes e travessias de pedestres.

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