EDUCAÇÃO

Prefeitura de Caruaru lança o programa para reduzir prejuízos da educação na pandemia

A prefeita da cidade, Raquel Lyra, afirma que o programa garantirá a aprendizagem acompanhada e de forma individual dos mais de 44 mil estudantes atendidos pelo município

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 21/09/2021 às 15:30
Notícia
X

A Prefeitura de Caruaru lança programa para ajudar estudantes da rede municipal na recuperação e aceleração da aprendizagem, com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia da covid-19 no ensino. Segundo a gestão, o “Tempo Certo” conta com uma equipe multidisciplinar com 20 psicólogos, 20 assistentes sociais, 10 psicopedagogos e cerca de 200 estagiários de psicologia. Além disso, a iniciativa mantém parcerias de universidades, do Governo do Estado de São Paulo e de Avaliações Diagnósticas.

A prefeita Raquel Lyra afirma que o programa garantirá a aprendizagem acompanhada e de forma individual dos mais de 44 mil estudantes atendidos pelo município. “Nenhum aluno vai ficar pra trás. Este é o nosso lema. Que os estudantes e suas famílias vejam nas escolas o oásis de suas vidas em um ambiente pronto para recebê-los da melhor forma”, considera Raquel.

Ainda de acordo com a prefeita, o diagnóstico dos alunos será prioridade. “Os professores e estudantes da rede municipal de ensino terão o apoio de estagiários, através das universidades parceiras, no acompanhamento do desenvolvimento individual do aluno, assim como o estímulo do professor nas revisões de atividades, dúvidas e no estudo em conjunto, tanto de forma remota como na presencial”, afirmou Raquel Lyra.

Programa Tempo Certo

O programa foi dividido em três eixos centrais: Aluno pra Frente, Janela para o Futuro e Aluno Presente 2.0. Inicialmente, será realizado um mapeamento das dificuldades atuais dos alunos, visando a aceleração na recuperação da aprendizagem. Também irá oferecer apoio emocional aos alunos, novos recursos digitais, e diversas ações com a família e toda comunidade escolar.

Aluno pra Frente - A primeira parte da iniciativa desenvolve o mapeamento das dificuldades dos alunos e a recuperação dos conteúdos que precisa ser feita. Segundo a prefeitura, será a partir dos resultados obtidos que metas poderão ser traçadas de forma mais precisa. “Por meio de mini testes remotos, estudantes estão sendo avaliados. A meta é alcançar o maior número de estudantes, mesmo os que não dispõem de conectividade, para coletar dados que vão subsidiar o planejamento pedagógico de longo prazo para o município”, explicou o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, João Paulo Derocy Cêpa.

Além disso, haverá ainda o Sistema de Avaliação Anual 2021, com dois testes em larga escala. A primeira avaliação deve ser realizada no final de outubro. “A Avaliação de Fluência em Leitura, para alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, cujo objetivo é apoiar o fortalecimento do ciclo de alfabetização, e a realização da Avaliação Somativa, para alunos do 1º, 3º, 5º e 7º anos”, adiantou João Paulo.

Janela para o Futuro - A segunda etapa oferecerá apoio à aprendizagem, ao emocional e à inclusão digital dos estudantes. Segundo a Prefeita, uma  serão adquiridos notebooks para os professores e laboratórios de informática da rede municipal, além de tablets para os alunos do 5° ano e da Educação Especial. Objetivo é de fortalecer o ensino híbrido.

De acordo com Raquel Lyra, uma proposta de lei para a concessão de recursos financeiros para os profissionais da rede municipal de educação foi encaminhada para a Câmara de Vereadores. O recurso seria para destinar à contratação de soluções de conectividade móvel ou fixa, para o planejamento e a realização de atividades pedagógicas não presenciais.

Aluno Presente 2.0 - A terceira etapa visa integrar estudantes, familiares e a comunidade escolar no setor educacional de Caruaru, com o intuito de minimizar a evasão escolar e reinserir as crianças e os adolescentes que estejam fora da escola.

"A nova versão do Aluno Presente vai fomentar a articulação intersetorial das políticas públicas de educação, assistência social, saúde e a rede de proteção à infância em geral, dentre outras secretarias municipais, além de demais órgãos públicos e organizações da sociedade civil, no sentido de promover a consolidação de uma política pública permanente de enfrentamento à exclusão escolar no município de Caruaru", escreveu a prefeitura, em nota.

Tags

Autor