SAÚDE

Doutores da Alegria comemoram 30 anos com lançamento de documentário "O ano em que a Terra parou"

Instituição foi pioneira ao levar palhaços para dentro dos hospitais para auxiliar no tratamento de crianças doentes

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 24/09/2021 às 15:34
Notícia
X

Os Doutores da Alegria, palhacinhos mais simpáticos do Brasil, comemoram, neste 27 de setembro, três décadas de atuação. Por isso, uma programação especial está prevista até novembro, iniciando com o lançamento do minidocumentário o "O ano em que a Terra parou" nesta segunda-feira. A produção retrata a reinvenção feita pela instituição durante o período de quarentena - que fez com que os atendimentos continuassem a ser feitos de forma remota, como já havia noticiado o JC.

No minidoc, atores, a equipe administrativa e da diretoria da associação dão depoimentos do trabalho na pandemia, além de trazer  trechos de vídeos idealizados e executados pelos palhaços em suas casas durante os meses de isolamento social. O filme relembra desde a decisão de deixar as pediatrias fisicamente até a retomada do trabalho dos palhaços nas plataformas digitais e o impacto da pandemia no trabalho e na vida dos artistas.

A produção de 25 minutos também relembra a história da criação do Doutores da Alegria, em 1991. O grupo foi pioneiro ao levar palhaços para dentro dos hospitais após Wellington Nogueira, palhaço fundador da associação, voltou ao Brasil depois de uma temporada trabalhando em Nova York, nos Estados Unidos, no Clown Care Unit. O argumento inicial do vídeo é assinado por Bruno Tavares e Gabriela Caseff, essa última também responsável pela produção. A realização é da Júpiter Conteúdo em Movimento.

No dia 28 de setembro, data oficial do aniversário, e Dia Estadual dos Doutores da Alegria, instituído pelas Assembleias Legislativas tanto no Recife quanto em São Paulo, a festa será nas redes sociais. Vai ter vídeo especial e lançamento de um selo de 30 anos, que vai acompanhar os materiais institucionais divulgados pelo Doutores da Alegria durante todo o próximo ano, até setembro de 2022. Até novembro, a associação ainda prepara o lançamento do livreto Palhaços no Divã, uma série de podcasts especiais e, para completar a festa, o Festival Miolo Mole.

Doutores da Alegria:

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar na manutenção da associação

O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Quem quiser ajudar o trabalho da associação Doutores da Alegria pode entrar no site www.doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.

Tags

Autor