IMUNIZAÇÃO

"Dia D": Pernambuco faz mobilização neste sábado para vacinar quem está com a segunda dose em atraso

Em Pernambuco, 780 mil estão atrasados no esquema vacinal contra a covid-19. Governo faz apelo à população

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Adige Silva

Publicado em 24/09/2021 às 21:21 | Atualizado em 24/09/2021 às 21:38
Notícia
X

Completar o esquema vacinal contra a covid-19 é imprescindível para vislumbramos o fim da pandemia. Mas, em Pernambuco, há mais de 780 mil pessoas em atraso com o esquema vacinal, o que põe em risco as próprias vidas delas e as dos que as rodeiam. Para reduzir esse número, o governo do Estado e as prefeituras realizam hoje o chamado "Dia D" de aplicação da segunda dose, com a participação de agentes comunitários, dos trabalhadores da atenção primária e das respectivas secretarias municipais de saúde.

Em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal, nesta sexta-feira (24), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou a urgência da mobilização continuar mesmo após a campanha. "Esse trabalho tem que ser contínuo, a mobilização é muito importante, mas tem que ser constante. Continuamos batendo na tecla da importância da vacinação completa, e temos procurado dialogar com os municípios, porque a busca ativa é fundamental", afirmou.

Também nesta sexta, em pronunciamento, o governador Paulo Câmara informou que 65% da população total do Estado está vacinada com a primeira dose, mas só 33% com a imunização completa. "São cerca de 780 mil pernambucanos com a segunda dose atrasada e é fundamental que consigamos avançar nesse público", justificou.

Segundo o governador, para que aconteça uma retomada plena de todas as atividades em 2022 é preciso intensificar a vacinação. "Se você está com a segunda dose em atraso, compareça neste sábado ao posto mais próximo da sua casa e fortaleça sua imunização contra o novo coronavírus", concluiu.

Pernambuco já aplicou 9.649.450 doses de vacinas contra a covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado, em janeiro deste ano. Ontem, uma nova remessa de vacinas da Astrazeneca/Fiocruz chegou ao Estado. As 43.250 doses deverão ser utilizadas, exclusivamente, para a aplicação da segunda dose em trabalhadores industriais.

Tira-dúvidas

Quais cidades participarão do Dia D?

Todas as 184 cidades de Pernambuco, já que a campanha acontece entre o Governo do Estado e os municípios.

Quem é o público-alvo da campanha?

Todos aqueles que estão em atraso com a 2ª dose da vacina da covid-19, que representam cerca de 780 mil pessoas em todo Estado.

Entretanto, como a campanha geral não foi interrompida, continuam sendo aplicadas as 1ª, 2ª e doses de reforço.

Ainda não completei o prazo necessário para tomar a 2ª dose. Posso ir mesmo assim?

Não. Só poderão ser imunizados aqueles que já completaram o intervalo estipulado entre a primeira e a segunda dose da vacina contra a covid-19.

Qual o prazo para tomar a 2ª dose?

A população que tomou a primeira dose de Coronavac precisa esperar até 28 dias para tomar a segunda dose. O intervalo para aqueles que tomaram a Astrazeneca é de 90 dias. Já as pessoas que receberam o imunizante da Pfizer podem completar o esquema a partir de 60 dias da primeira dose.

O que preciso fazer para me vacinar?

Em alguns municípios, é necessário fazer agendamento prévio, como no Recife - através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife. Em outros, basta chegar até o ponto de vacinação. Verifique qual estratégia será utilizada na sua cidade através das redes sociais ou site oficial da Prefeitura.

ARTES/JC
Vacina - ARTES/JC

Quais os pontos de vacinação da campanha?

Recife

Na capital pernambucana, é preciso fazer o agendamento pelo Conecta Recife. Há 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Verifique os pontos de vacinação através das redes sociais ou site oficial da Prefeitura da sua cidade. Recife conta com 10 centros de vacinação e e 15 pontos de Drive-Thru. Confira:

CENTROS

- Compaz Ariano Suassuna, Cordeiro

- DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Tamarineira

-Geraldão, Imbiribeira

- Parque da Macaxeira

- Parque de Exposição do Cordeiro

- SEST/SENAT, Porto da Madeira

- UCIS Guilherme Abath, Hipódromo

- UNICAP

- UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Dois Irmãos

- UPA-E Ibura

DRIVE-THRU

- BIG Bompreço, Boa Viagem

- BIG Bompreço, Casa Forte

- Carrefour, Torre

- DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Tamarineira

- Geraldão, Imbiribeira

- Juizados Especiais do Recife, Imbiribeira

- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), Jiquiá

- Parque da Macaxeira, Macaxeira

- Parque de Exposição de Animais, Cordeiro

- SEST/SENAT, Porto da Madeira

- Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Bairro do Recife

- UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Cidade Universitária

- UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Dois Irmãos

- Unicap, Boa Vista

- UNINASSAU, Graças

Olinda

Em Olinda, há dois pontos de vacinação, no Shopping Patteo (Drive Thru) e na Vila Olímpica de Rio Doce. Os postos funcionarão das 9h às 17h e não será necessário fazer agendamento. Para se imunizar, bastará levar documento de identificação com foto, comprovante de residência e o cartão de vacina.

Além dos pontos de vacinação, a prefeitura montará uma unidade móvel na feira Livre de Rio Doce, das 6h30 às 11h, com equipes de saúde para receber todos que precisam completar o ciclo de imunização. Até o momento, a cidade aplicou 394.923 doses, das 466.386 recebidas. Segundo o município, cerca de 27 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso.

Jaboatão

Na cidade do Jaboatão dos Guararapes, a prefeitura informou que 2.126 pessoas agendaram a imunização para a segunda dose para este sábado (25). No total, a gestão municipal informou que agendou, entre os dias 20 e 25 de setembro, 45.737 usuários para a segunda dose.

A cidade dividiu em dois grupos os pontos de vacinação. Confira:

D1
Praça Murilo Braga (Cavaleiro)
Shopping Guararapes (Piedade)
UniFG (Piedade)
Centro Cultural Miguel Arraes (Prazeres)
Atacadão (Prazeres)

D2
Casa da Cultura (Jaboatão Centro)
Escola Municipal Benjamin Constant (Socorro)
Sesc (Piedade)
Faculdade Metropolitana (Piedade)
Centro Cultural Miguel Arraes - Polo 2 (Prazeres)

Paulista

A cidade do Paulista vai disponibilizar 17 pontos de vacinação contra a covid-19, com atendimento entre 9h e 16h. Além de buscar o aumento de pessoas com o esquema vacinal completo, a cidade irá vacinar adolescentes a partir dos 14 anos e outros grupos. Para se imunizar, é necessário fazer cadastro e agendamento no site da Prefeitura ou no app Cidadão Digital. No dia, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Confira os pontos de vacinação na cidade:

- Escola Municipal Maria das Neves: Rua Quarenta e sete, S/N

- Sesi de Paratibe: Rua São Pedro, Paratibe

- Drive-thru - Parque Aurora: Centro de Paulista

- Clube Municipal do Nobre: Rua do Nobre, s/n

- Colégio Municipal Gelda Amorim: Av. Lindolfo Collor, Paratibe

- Paulista North Way Shopping: Centro de Paulista

- Paróquia Nossa Senhora do Ó: Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, Janga

- Faculdade de Saúde de Paulista: Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, Janga

- Colégio Anita Gonçalves: Rua Cristóvão Colombo, n° 131, Vila Torres Galvão

- Escola Aquarela: Rua Araxá, 260, Loteamento Nossa Senhora da Conceição

- Escola Manoel Gonçalves: Rua 126, Maranguape I

- Atacadão: Centro de Paulista

- Shopping Norte Janga (área interna)

- Shopping Norte Janga (área externa)

- Drive-thru PE-22: Antigo Núcleo BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha

- Escola Heinz Hering: Rua Cento e Quarenta e Nove, 44, Jardim Paulista Alto

- Senai: Rua Surubim, Arthur Lundgren II

Igarassu

A cidade de Igarassu disponibilizou dois pontos de vacinação, que funcionarão das 8h às 12h. A imunização será feita no ginásio Jota Raposo, no centro da cidade, e na Creche Tia Emocy, localizada em Cruz de Rebouças. Para tomar a segunda dose não precisa de agendamento, apenas será necessário apresentar RG, CPF, cartão do SUS e o cartão de vacina com o registro da primeira dose.

A prefeitura enfatiza que só serão vacinadas as pessoas que atendam o prazo mínimo de dias da aplicação da primeira dose. O município adotou o prazo de 60 dias para imunizantes da AstraZeneca. Os imunizantes da Pfizer e Coronavac seguem o prazo registrado no cartão de vacina.

Ilha de Itamaracá

Em Itamaracá, cerca de cinco mil pessoas precisam completar o esquema vacinal, com parte deste quantitativo estando no período correto de espera. Além da aplicação da segunda dose, o município também vacinará pessoas que ainda não tomaram a primeira dose. Não será necessário agendamento, apenas a apresentação do cartão de vacina (caso tenha tomado a primeira dose) e comprovante de residência.

Serão noves pontos de vacinação, além das unidades básicas de saúde da família, dois pontos volantes que serão montados em frente a Igreja Nossa Senhora do Pilar no centro da cidade e outro na praça do bairro de Jaguaribe. Confira os pontos:

- UBS Alto da Felicidade, no bairro de Baixa Verde;

- UBS Forte Orange, no bairro de Jaguaribe;

- UBS Rio Âmbar, no bairro do Pilar;

- UBS Baixa Verde, também no bairro de Baixa Verde;

- UBS Salinas (Chié), no Loteamento Praia do Sossego;

- UBS Jaguaribe, no bairro de Jaguaribe;

- UBS Biquinha, no bairro da Biquinha.

Cabo de Santo Agostinho

No município, a vacinação acontece em um ponto, que ficará localizado na Praça Nove de Julho, das 8h às 13h. Não será necessário fazer agendamento, apenas apresentar CPF e cartão do SUS. O Cabo está aplicando doses em moradores maiores de 17 anos e adolescentes de 12 a 16 anos com comorbidades.

Camaragibe

A prefeitura de Camaragibe reservou o sábado exclusivamente para aplicação de segunda dose. Todas as 45 unidades de saúde da cidade aplicam o imunizante, das 8h às 16h. Além disso, a cidade conta com um drive-thru, adjacente ao Camará Shopping, no bairro da Vila Fábrica, das 8h às 12h.

Abreu e Lima

Em Abreu e Lima, serão aplicada primeiras e segundas doses na população em pessoas acima de 16 anos, além da dose de reforço para idosos acimas dos 70 anos. É necessário fazer o agendamento pelo site da Prefeitura. Há dois locais para a imunização: Escola Municipal Valdeci Damazio, em Caetés 1; e na quadra da Escola Novo Milênio, em Timbó.

Ipojuca

Em Ipojuca, a vacinação acontece em cinco pontos, entre às 8h e 17h, para aplicação da primeira e da segunda dose, sem ser necessário agendamento. No sábado, a cidade também inicia a vacinação para o público a partir dos 16 anos. Também serão imunizados adolescentes entre 12 e 15 anos com comorbidades. Não há necessidade de agendamento. 

Os pontos de vacinação são: Complexo de Saúde de Ipojuca, no Centro; Policlínica de Nossa Senhora do Ó, no bairro de Nossa Senhora do Ó; Policlínica de Porto de Galinha, em Porto de Galinhas; Unidade de Saúde da Família de Serrambi, em Serrambi e na Quadra da Escola Jarbas Passarinho, no bairro de Camela.

Balanço da vacinação

Pernambuco registrou, nesta sexta-feira (24), mais 1.023 casos da covid-19. Uma confirmação tão alta não era vista no Estado desde 1º de setembro, quando 1.057 doentes foram contabilizados. A Secretaria Estadual de Saúde justificou que esse aumento é devido a "ocorrências não notificadas nos últimos dias por causa de inconsistências apresentadas pela plataforma do Ministério da Saúde, que realiza o registro dos casos leves".

O Estado totaliza 618.327 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia.

Também foram contabilizadas, ontem, mais 14 mortes pela doença. Os óbitos ocorreram entre 25 de maio de 2021 e essa última quinta-feira. Com isso, o Estado totaliza 19.673 mortes pela covid-19.

 

Tags

Autor