TRÁFICO DE DROGAS

Recorde: Parcial de 2021 já ultrapassa apreensão de drogas de 2020

Os números apontam para um aumento significativo e recorde de apreensões de drogas com relação ao ano anterior

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 28/09/2021 às 12:24
Notícia
X

Um balanço feito pela Polícia Federal (PF) em Pernambuco a respeito de tráfico de drogas no Estado, no ano de 2021, constatou que cerca de 12 toneladas de entorpecentes foram encontrados e recolhidos pelos agentes em operações. Além disso, 20 pessoas foram detidas pelo crime e 1.500.000 pés de maconha erradicados. Os números apontam para um aumento significativo e recorde de apreensões de drogas com relação ao ano anterior.


Entorpecentes apreendidos
2020 2021
Maconha 2.619Kg 10.100Kg
Cocaína 1.152Kg 2.200Kg
Pés de maconha 500.00Kg 500.00Kg

Segundo a PF, as ações realizadas em aeroportos, rodovias e no sertão pernambucano, em parceria com os demais órgãos de segurança pública, têm contribuído para a erradicação e apreensão de quantidades dos entorpecentes ilegais. “No Aeroporto Internacional dos Guararapes (Recife) são constantes as fiscalizações, evitando que drogas cheguem ao estado pernambucano ou sejam remetidas para o exterior", explica a Polícia em nota.

Já no sertão de Pernambuco, o ciclo produtivo da maconha é acompanhado pelo serviço de inteligência da Polícia Federal. “Ao se aproximar do período da colheita, novas ações são realizadas, coibindo assim a secagem e a consequente introdução no mercado consumidor (pontos de vendas de drogas)”, informa a PF.

Violência e tráfico internacional

A totalidade do sistema de comércio de drogas fomenta a violência na cidade, segundo a Polícia Federal. O órgão afirma que o Narcotráfico alicia moradores locais e cria várias outras ocorrências criminosas tais como assaltos, furtos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, guerra entre gangs para domínio de território para venda de drogas, dentre outros crimes. "Sem contar que o dinheiro do tráfico é reinvestido para compra de armas, corrupção de agentes públicos, tráfico de pessoas, contrabando de mercadorias e explosivos. Todas essas ocorrências giram em torno desta atividade ilícita. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência", declara a PF.

No entanto, o levantamento aponta também que a investida mais abrangente dos agentes na apreensão dos entorpecentes têm aumentado o tráfico internacional. Com o sertão deixando de ser o principal fornecedor das substâncias, países que fazem fronteira com o Brasil, como o Paraguai, assumem esse papel. No primeiro semestre deste ano, duas operações apreenderam juntas pouco mais de 6 toneladas de drogas escondidas em embarcações, que tentavam desembarcar em Recife. Os veículos marítimos vinham da Europa. 

 

Tags

Autor