URBANIZAÇÃO

Recife recebe missão da ONU para acompanhar projeto CITinova

Projeto faz parte do Plano Recife 500 Anos - plano estratégico para desenvolvimento da cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 05/10/2021 às 11:55
Notícia
X

O Recife recebe entre os dias 5 e 7 de outubro uma missão institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O objetivo da visita é acompanhar o andamento das ações e reforçar as relações com os parceiros co-executores do projeto CITinova, iniciativa financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), cujo foco é viabilizar financeiramente projetos de enfrentamento aos principais desafios ambientais.

A programação da missão contará, entre outras atividades, com um encontro com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e secretariado e com navegação exploratória no Capibaribe para apresentar a cidade da perspectiva do rio e abordar a potencialidade do Projeto Parque Capibaribe, em que dois trechos de urbanização serão executados pela ARIES, por meio de financiamento do CITinova.

Participam da missão o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales; o gestor de Portfólio do PNUMA (ONU), Asher Lessels; o diretor do Departamento de Ciências da Natureza do MCTI, Sávio Raeder; o coordenador-Geral de Ciência para Biodiversidade e diretor nacional do CITinova (MCTI), Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira; e a Coordenadora Nacional do CITinova (MCTI), Ana Lúcia Stival.

A Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), que executa o projeto na capital pernambucana juntamente com o Porto Digital, é a articuladora da agenda.

De acordo com o secretário Marcelo Morales, o MCTI está à frente de diversas iniciativas relacionadas à temática da sustentabilidade, conduzindo, por meio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica, ações que contribuem para 11 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). "Nossa missão é produzir conhecimento, produzir riquezas para o Brasil e contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros", garante.

Para a diretora de projetos da ARIES, Mariana Pontes, será uma oportunidade de, em um mesmo momento, apresentar o andamento das entregas dos projetos, bem como avaliá-los em conjunto com nossos fornecedores, a Prefeitura do Recife, o MCTI e o PNUMA.

PROJETO

O Projeto CITinova também está envolvido no processo de atualização do plano estratégico de longo prazo da capital pernambucana, o Plano Recife 500 Anos. “Dessa forma, a atuação do CITinova reverbera para a cidade como um todo, para além das áreas focais de investimentos que receberão as intervenções dos projetos-pilotos, como é o caso, por exemplo, do Parque do Caiara, que receberá os Jardins Filtrantes.

A sexta chamada do Fundo Global para o Meio Ambiente, o GEF 6, atua num total de 11 países e 27 cidades, sendo Recife uma das cidades brasileiras contempladas. Nacionalmente, o projeto é executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e co-executado por parceiros nas cidades de Brasília, Recife e São Paulo.

No Recife, a execução do Projeto CITinova é responsabilidade da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e do Porto Digital, tendo como tema principal o planejamento urbano e como ele pode nos trazer uma cidade mais sustentável e integrada para enfrentar as mudanças climáticas.

Tags

Autor