Dia das crianças: Recife tem sorrisos, brinquedos e brincadeiras nos parques e nas ruas
Além de muita brincadeira, crianças carentes receberam kits com lanches, doces e brinquedos
Apesar de o dia 12 de outubro ser um feriado para celebrar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o dia foi mesmo é das crianças. Elas foram as estrelas desta terça-feira e tomaram conta de diversos espaços públicos do Recife, do parque à praia, passando pelos shoppings centers. Além de muita brincadeira, o dia também foi de solidariedade para tentar garantir, ao menos, alguns direitos básicos previstos por lei para os pequenos: alimentação e direito de brincar.
- 'Nossa Senhora Aparecida é minha madrinha': Veja relatos de devoção à santa no Recife
- Tempo real: veja como está a volta para o Recife na BR-101, BR-232 e na saída de Porto de Galinhas
- Ao vivo: acompanhe missa no santuário de Nossa Senhora de Aparecida
- No feriado de Nossa Senhora Aparecida, Pernambuco registra 210 novos casos de covid-19 e cinco óbitos
- Feriadão de Aparecida e das crianças foi comemorado mesmo é nas praias pelo pernambucano
A solidariedade ficou por conta da ação do Aquecendo Corações, grupo de voluntários que distribuiu mais de cem kits com lanches, brinquedos e doces para crianças que estavam nas ruas do Centro do Recife e que residem às margens do Canal do Arruda, no bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife. “Nós começamos com um trabalho que envolvia apenas a família, mas que vem crescendo dia após dia. Temos divulgado no Instagram e mais pessoas têm se envolvido. Nesta terça, Dia das Crianças, conseguimos nos organizar melhor para atender mais pessoas”, afirmou a idealizadora do projeto, a empreendedora e estudante Vitória Moraes.
Quem recebeu o kit foi só agradecimento. “Nós precisamos muito dessa ajuda porque o que ganhamos é muito pouco para dar um brinquedo aos nossos filhos. Por isso ficamos na rua à espera de doações. Eu vivo com meu marido e meu filho e a nossa única renda é o que ele consegue arrecadar com a venda de água e pipoca nos sinais”, relatou Maria Eduarda Barbosa, 18, que estava com o filho no Cais de Santa Rita, à espera de doações. Ela reside na Comunidade da Linha, invasão sobre a antiga linha férrea, às margens da Avenida Sul, no bairro de São José, Centro do Recife.
PARQUES
O Parque da Jaqueira, na Zona Norte da capital, foi um dos espaços mais concorridos nesta terça-feira. A criançada pedalou, correu e brincou nos diversos brinquedos disponíveis no parque, um dos equipamentos mais disputados da cidade. "O Parque da Jaqueira é muito agradável para trazer as crianças. Por isso resolvemos vir. E, de fato, com a vacinação contra a covid-19 avançando, nos sentimos mais seguros", afirmou o motorista Adeilton Silva, que estava com a família no parque.
Para estimular a brincadeira ao ar livre em tempos de fim de pandemia, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, montou pontos que funcionarão das 14h às 17h para a criançada. Um exemplo é o Parque da Macaxeira, onde foi ofertado futebol de sabão, chuva de 1,5 mil bolas, dança na espuma, radical slide (piscina inflável), oficina de bolhas de sabão e escorrego. Já no Parque Santana, além da chuva de mil bolas, teve brinquedo inflável, cama elástica e espaço para muita brincadeira com os recreadores.