abre e fecha

Veja o que abre e o que fecha no feriadão de Finados no Grande Recife

Este fim de semana será prolongado para muitos pernambucanos. Isso porque o governo estadual transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, comemorado nesta quinta-feira (28), para a próxima segunda (1º). Além disso, a terça-feira (2) será marcada pelo feriado nacional do Dia de Finados

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruna Oliveira

Publicado em 28/10/2021 às 9:53 | Atualizado em 01/11/2021 às 17:28
Notícia
X

Este fim de semana será prolongado para muitos pernambucanos. Isso porque o governo estadual transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor Público, comemorado nesta quinta-feira (28), para a próxima segunda (1º). Além disso, a terça-feira (2) será marcada pelo feriado nacional do Dia de Finados. Com isso, serviços, comércio e órgãos públicos terão alterações em seus respectivos horários de funcionamento. Saiba o que muda:

Shoppings

Os shoppings em Pernambuco funcionarão normalmente na segunda-feira. Já no Dia de Finados, alguns irão abrir em horário especial, enquanto outros optaram por funcionar normalmente.

RioMar

Localizado no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, o RioMar Recife irá funcionar nos seguintes horários: lojas e quiosques das 12h às 21h; e operações de alimentação das 12h às 22h.

Recife

O Shopping Recife, localizado em Boa Viagem, também na Zona Sul da capital pernambucana, terá o funcionamento de todas as atividades comerciais das 12h às 21h. 

Boa Vista

As lojas e praça de alimentação do Shopping Boa Vista, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, irão funcionar das 11h às 19h. O cinema segue a programação normal, o Game Station abre das 11h às 20h e a loteria não abrirá.

Plaza

As operações do Plaza Shopping, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, irão funcionar em horário das 12h às 21h. O UCI Plaza funciona de acordo com a programação.

Tacaruna

O Shopping Tacaruna, no bairro de Santo Amaro, na Área Central do Recife, funcionará das 12h às 21h. O Big Bompreço funcionará das 7h às 22h. Já os cinemas seguem o horário da programação.

Guararapes

Todas as operações do Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, funcionarão em horário normal, das 9h às 22h. 

Patteo Olinda

As operações de compras, alimentação e lazer do Shopping Patteo Olinda, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, irão funcionar das 12h às 21h. Cinépolis, SmartFit, Base Crossfit e operações de serviços do piso L4 terão programação própria.

Paulista North Way

O Paulista North Way Shopping, localizado no município de Paulista, no Grande Recife, terá o funcionamento das lojas, quiosques e praça de alimentação em horário normal, das 12h às 21h. Parques, games e cinema irão funcionar conforme programação própria.

Costa Dourada

Localizado no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, o Shopping Costa Dourada funcionará com o horário normal, de 10h às 22h. A praça de alimentação e o cinema acompanham o horário do centro de compras. O Arco-vita abre normalmente de 8h às 22h.

Camará Shopping

O Camará Shopping, em Camaragibe, no Grande Recife, funcionará de 12h às 21h. A Praça de Alimentação e lazer seguem o horário do centro de compras. A Caixa, lotérica, cartório e Derbimagem estarão fechados.

ETC

As lojas, quiosques e praça de alimentação estarão funcionando, das 12h às 18h, no Shopping ETC, nos Aflitos, na Zona Norte do Recife. O cinema tem horário próprio e pode ser conferido no site Moviemax. 

Comércio

Nesta terça-feira (2), feriado nacional pela celebração do Dia de Finados, as lojas de rua funcionarão de forma facultativa, das 9h às 17h, conforme Convenção Coletiva de Trabalho 21/22. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na segunda-feira (1) as lojas funcionarão normalmente.

Ferreira Costa

O Home Center Ferreira Costa localizado na Imbiribeira e na Tamarineira, nas zonas Sul e Norte do Recife, respectivamente, irá funcionar das 9h às 18h. Já em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a loja ficará aberta 9h às 18h. Em Garanhuns, também no Agreste, o funcionamento ocorre das 9h às 15h.

Bancos

Na segunda-feira, os bancos funcionam normalmente. Já na terça-feira, as agências estarão fechadas.

TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funcionará em regime de plantão tanto na segunda quanto na terça-feira.

Compesa

As lojas de atendimento da Compesa, inclusive as unidades do Expresso Cidadão, estarão fechadas na segunda e terça-feira. 

Ceasa

O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa Pernambuco) irá funcionar normalmente nos dois dias.

Supermercados

Os supermercados em Pernambuco irão funcionar normalmente na segunda e terça-feira.

Cemitérios municipais

Os cemitérios públicos de Casa Amarela e Santo Amaro, na Zona Norte do Recife e Parque das Flores, Tejipió e Várzea, Zona Oeste, funcionarão no Dia de Finados das 07h às 18h. No Cemitério de Santo Amaro, haverá seis missas ao longo do dia, sendo elas: às 7h, 8h30, 12h, 14h30 com terço; às 16h; e às 10h com Dom Fernando Saburido.

Celebrações religiosas também acontecem no Cemitério da Várzea, onde missas serão celebradas às 7h e às 10h. Haverá um culto evangélico no local às 15h. E hinos e louvores das 7h às 16h. Em Casa Amarela, as missas serão às 7h e às 11h.

Trânsito

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), localizada na Zona Norte do Recife, de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na segunda e terça-feira. O serviço volta a funcionar normalmente na quarta-feira (3)n das das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado. Ainda segundo o órgão, os serviços de teleatendimento funcionam 24h nos dois dias. Por ele, o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.

Turismo e Lazer

Ciclofaixa de Turismo e Lazer:  A Ciclofaixa de Turismo e Lazer será montada no próximo domingo (31) e no feriado (2). O percurso exclusivo para bicicletas, que passa por mais de 30 bairros e inúmeros atrativos turísticos, fica disponível das 7h às 16h. 

Jardim Botânico do Recife (JBR): O equipamento estará fechado nesta segunda (1) e terça-feira (2), devido aos feriados do Dia do Servidor Público e de Finados. O equipamento ambiental retoma suas atividades na quarta-feira (3), das 09h às 15h, com entrada gratuita.

Equipamentos culturais: Normalmente fechados para atendimento ao público às segundas, os teatros, museus e demais espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife também não terão expediente de visitação na próxima terça-feira (2).

Parques: Os parques também estarão abertos para quem quiser aproveitar o feriado ao ar livre. O Dona Lindu, localizado na Zona Sul e Sítio Trindade, Zona Norte, estarão abertos das 6h às 21h e das 5h às 20h, respectivamente.  Além disso, os parques Santana e Macaxeira, ambos nas Zona Norte, estarão abertos normalmente. O parque Segundo Jardim, localizado na Zona Sul, volta a ser aberto para o lazer, das 7h às 19h.

Compaz e bibliotecas: No dia 2 de novembro, feriado de Finados, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara não funcionarão. As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público.

Segundo a gestão, às segundas os Compaz são fechados para manutenção interna. Os equipamentos retornarão às suas atividades normais na quarta-feira (3).

Mercados Públicos e Feiras Livres

Os mercados públicos e feiras livres do Recife vão funcionar de sábado (30) a terça-feira (2). Os horários de funcionamento são: No dia 30, de 6h às 18h; no próximo domingo (31), das 6h às 13h; na segunda-feira (1), de 6h às 18h; e no Dia de Finados (2), de 6h às 13h.

Saúde

 Hospital da Mulher do Recife: A unidade Dra. Mercês Pontes Cunha, Curado, Zona Oeste, estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. 

Vacinação: Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade, Madalena, Zona Oeste, funcionará, das 8h às 12h, no feriado. No entanto, as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quarta-feira (3).

Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Hospital Veterinário do Recife: Em função do feriado nacional de Finados, a unidade localizada no Cordeiro, Zona Oeste, não funcionará nos dias 1º e 2 de novembro. As atividades retornam a partir do dia 3.

O agendamento para castrações de cães e gatos na primeira quinzena de novembro também será feito na quarta-feira (3), primeiro dia útil do mês. As marcações podem ser feitas pelo site da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) - seda.recife.pe.gov.br/ - ou pela central telefônica, 4042-3034, com atendimento das 9h às 17h.

Academia Recife: Todas as unidades da Academia Recife irão funcionar neste sábado (30), apenas no horário da manhã, das 6h às 10h. Devido ao feriado estendido,  as unidades estarão fechadas nos dias 1 e 2 de novembro, voltando ao funcionamento normal na quarta-feira (3). 

As demais unidades de saúde funcionam normalmente. A vacinação contra a covid-19 permanece acontecendo sem alterações.

Agências de emprego e sala do empreendedorismo

As Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta segunda (1) e terça-feira (2). Os serviços retornam na quarta-feira (3). Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h.

CredPop

Devido aos feriados do Dia dos Servidores - transferido para o dia 1º de novembro - e o de Finados, no dia 2, as inscrições para novo lote de pré-cadastro do programa Crédito Popular do Recife, o CredPop Recife, serão realizados na quarta-feira (3), a partir das 12h. Os cadastros podem ser feitos na plataforma do Conecta Recife, tanto pelo aplicativo, quanto pelo site. 

Prefeitura do Recife

Devido ao feriado de Finados, na terça-feira (2), os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados. As atividades na sede também não acontecem na na segunda-feira (1) e voltam a normalidade na quarta-feira (3).

Olinda

Nos dias 1º e 2 de novembro não haverá expediente na Prefeitura de Olinda, no Grande Recife. No entanto, os moradores que precisarem de suporte na área de saúde podem contar com o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15 e o Hospital Tricentenário, em Bairro Novo. Todos funcionarão com plantão 24h.

Além disso, a Diretoria de Iluminação Pública também trabalha, em esquema diferenciado, mantendo uma equipe de plantão para agir em casos de eventualidades. Os mercados públicos da cidade abrem normalmente, das 6h às 17h, e a coleta de lixo também será mantida.

Jaboatão dos Guararapes

Celebrações religiosas também vão acontecer nos cemitérios de Jaboatão dos Guararapes, no feriado do Dia de Finados. Serão realizadas missas no Parque da Paz nos horários das 9h, 11h, 14h e 15h. Já nos cemitérios da Saudade e da Muribeca, equipes da Secretaria Municipal de Saúde que atuam na vacinação contra a Covid-19 estarão aplicando doses em pessoas que deveriam e não compareceram a um ponto de imunização na data agendada.

A gestão reforça que as medidas de segurança sanitária para evitar a propagação do novo coronavírus deverão ser mantidas por quem for prestar homenagens aos entes queridos nos cemitérios da cidade, como uso obrigatório de máscaras e distanciamento social. Não será permitido acender velas nas dependências dos cemitérios.

Tags

Autor